Após ameaças de Trump, UE defende seu ‘direito soberano’ de regulamentar tecnologia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última terça-feira (26), a União Europeia defendeu seu “direito soberano” de regulamentar o setor de tecnologia. Essa declaração veio em resposta às ameaças de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre a imposição de tarifas a países que, segundo ele, discriminam empresas tecnológicas americanas.

Na segunda-feira (26), Trump criticou duramente as nações e organizações que tentam regular a tecnologia. Ele afirmou, em uma postagem na plataforma Truth Social, que “os impostos e a legislação sobre serviços digitais têm a intenção de penalizar a tecnologia americana”. Embora não tenha nomeado a União Europeia diretamente, foi clara a referência às suas regulamentações, como o Regulamento de Mercados Digitais (DMA) e o Regulamento de Serviços Digitais (DSA).

Além disso, o Reino Unido também possui um imposto sobre serviços digitais. Trump alertou que, caso essas “medidas discriminatórias” persistam, ele poderá implementar “tarifas adicionais substanciais” sobre produtos de países envolvidos ou restringir a exportação de tecnologia e chips americanos. A Comissão Europeia respondeu, refutando veementemente a acusação de que suas normas visam prejudicar empresas dos EUA.

A porta-voz do Executivo europeu, Paula Pinho, enfatizou que “é um direito soberano da UE e de seus Estados-membros regulamentar as atividades econômicas em nosso território conforme nossos valores democráticos”. Esta situação ecoa eventos anteriores, como em junho, quando Trump cancelou negociações comerciais com o Canadá devido a um imposto sobre serviços digitais que afetava multinacionais americanas, o que levou o Canadá a reverter sua decisão.

O embate entre Estados Unidos e a União Europeia sobre regulamentação digital promete continuar moldando o futuro das relações comerciais e tecnológicas entre as duas potências. E você, o que pensa sobre essa discussão? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasileiro morre após colidir com muro no Caribe

Sávio Emanuel Arruda Duarte Trajano da Silva, de 26 anos, natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, morreu em Curaçao após um...

Parlamento Europeu aprova proteção reforçada para agricultores no acordo com Mercosul

O Parlamento Europeu aprovou, nesta terça-feira, medidas de proteção reforçada para agricultores da União Europeia, buscando mitigar o impacto do acordo de livre...

Filho de Rob Reiner é preso após cineasta e sua esposa serem encontrados mortos

Nick Reiner, filho do cineasta de Hollywood Rob Reiner, foi preso nesta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, em Los Angeles, segundo a...