Diretor da AIEA afirma que inspetores retornaram ao Irã

Publicado:

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, anunciou que uma equipe de inspetores retornou ao Irã. Este é o primeiro grupo a entrar no país desde os ataques israelenses e americanos às instalações nucleares de Teerã. Após uma guerra de 12 dias com Israel em junho, o Irã havia suspendido sua colaboração com a AIEA, acusando a agência da ONU de não se manifestar contra os bombardeios.

Em entrevista ao canal americano Fox News, Grossi afirmou: “Estamos prestes a reiniciar as atividades.” Ele destacou que há várias instalações no Irã, algumas das quais foram alvo de ataques. A AIEA está discutindo como facilitar a retomada do trabalho no país.

O anúncio coincide com negociações do Irã com o Reino Unido, França e Alemanha em Genebra, onde Teerã busca evitar a reimposição de sanções ameaçadas pelas potências europeias, com base em um acordo nuclear de 2015 que está estagnado.

Kazem Qaribabadi, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, que participou das conversas, enfatizou a importância de os europeus “tomarem a decisão correta, dando tempo e espaço à diplomacia.” Esta foi a segunda rodada de diálogo após a guerra, que interrompeu as negociações nucleares com os Estados Unidos e deteriorou as relações entre o Irã e a AIEA.

Israel justificou os ataques como uma medida para impedir o Irã de desenvolver armas nucleares, uma alegação que Teerã refuta. A situação continua a ser monitorada de perto pelas potências envolvidas.

E você, qual a sua opinião sobre o retorno dos inspetores e o futuro das negociações nucleares? Deixe seu comentário!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onda de calor marinha torna duas espécies de coral ‘funcionalmente extintas’ na Flórida, alerta estudo

Uma pesquisa recente revelou que uma onda de calor marinha sem precedentes em 2023 levou duas espécies de coral à extinção funcional no...

Colômbia acusa EUA de ‘execuções extrajudiciais’ após ataques de Trump contra embarcações no Caribe e no Pacífico

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez sérias alegações contra os Estados Unidos, afirmando que eles praticaram “execuções extrajudiciais” em recentes...

Polícia francesa coleta mais de 150 amostras em investigação sobre roubo de joias no Louvre

As autoridades francesas estão intensificando as investigações sobre o roubo de joias da Coroa francesa, ocorrido no Museu do Louvre, em Paris. A...