Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, 16 de setembro, à espera das decisões sobre política monetária nos Estados Unidos e no Reino Unido.
O que aconteceu
- O índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas europeias, caiu 1,14%, fechando aos 550 pontos.
- Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX registrou perda de 1,77%, chegando aos 23,3 mil pontos.
- Em Paris, o CAC 40 teve uma queda de 1%, terminando aos 7,8 mil pontos.
- Na Bolsa de Madri, o Ibex 35 fechou com um retrocesso de 1,51%, aos 15,1 mil pontos.
- O índice FTSE 100, em Londres, encerrou com uma perda de 0,88%, aos 9,1 mil pontos.
Juros nos EUA
Os investidores estão atentos ao anúncio do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, que vai revelar a nova taxa de juros nesta quarta-feira, 17 de setembro.
Atualmente, os juros nos EUA estão entre 4,25% e 4,5% ao ano, mantendo-se inalterados na última reunião, no fim de julho.
A expectativa é que o corte da taxa de juros ocorra, mas a dúvida é se será de 0,25 ou 0,5 ponto percentual. Desde que Donald Trump assumiu seu segundo mandato em janeiro de 2025, os juros não caíram. Recentemente, Trump criticou o presidente do Fed, Jerome Powell, e pediu a redução das taxas.
Juros no Reino Unido
Na quinta-feira, 18 de setembro, o Banco da Inglaterra anunciará sua decisão sobre a taxa de juros. Atualmente, os juros básicos no Reino Unido estão em 4% ao ano, após um corte de 0,25 ponto no mês passado.
Quais são as suas expectativas sobre as decisões de juros nos EUA e no Reino Unido? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments