CPMI negocia depoimento de “Careca do INSS” para a próxima semana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quinta-feira que está em negociação para que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, compareça à audiência na próxima semana.

Viana afirmou: “Estamos negociando, mais uma vez, com o senhor Antonio Carlos Camilo para que ele venha à CPMI de forma voluntária, como lhe foi facultado, mas que venha trazer as informações. Estamos bem perto de conseguir uma resposta positiva.”


Farra no INSS

O escândalo no INSS veio à tona em uma série de reportagens publicadas pelo Metrópoles a partir de dezembro de 2023. Apenas três meses depois, o portal revelou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados foi a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações enfrentavam milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As investigações do Metrópoles resultaram na abertura de um inquérito pela Polícia Federal (PF) e sustentaram apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Oito matérias do portal foram citadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, realizada em 23 de abril, que levou à demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.


Nesta noite, a CPMI ouve Milton Salvador de Almeida Júnior, identificado como sócio das empresas que “Careca” usava como intermediárias financeiras para as entidades associativas de aposentados. O depoimento de Antunes estava agendado para segunda-feira passada, mas ele não compareceu, resultando no cancelamento da reunião. O relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro André Mendonça, permitiu que a presença do lobista na CPMI fosse opcional.

Antunes foi preso durante uma operação da Polícia Federal na manhã de sexta-feira (12/9). Na mesma ação, também foi detido o empresário Maurício Camisotti, convocado para depor na comissão.

O desenrolar desses eventos mostra a complexidade das fraudes no INSS e o impacto que isso gera. O que você acha disso? Comente e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump diz que Rússia está disposta a ajudar na reconstrução da Ucrânia

Trump afirma que a Rússia ajudará na reconstrução da Ucrânia após possível acordo de paz O atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse,...

Com Zelensky, Trump adota tom otimista, mas vê entraves na negociação

Trump afirma que negociações de paz Rússia-Ucrânia avançaram, com possibilidade de cessar-fogo em semanas O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as...

Embaixada cria “Putin Noel” que dá presentes inusitados a presidentes

Vídeo satírico em IA mostra Putin como Papai Noel distribuindo presentes a líderes globais Três dias após o Natal, a Embaixada da Rússia no...