INSS muda regras para contestação e devolução de descontos indevidos em benefícios de segurados falecidos

Publicado:

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas regras sobre a consulta, contestação e restituição de descontos indevidos em benefícios de segurados falecidos. As mudanças foram publicadas na sexta-feira (19) e constam de uma instrução normativa assinada pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior.

Agora, quando não houver dependentes habilitados à pensão por morte, os herdeiros poderão solicitar presencialmente nas agências da Previdência Social a contestação de valores descontados de forma irregular.

Para iniciar o processo de ressarcimento, será necessária a apresentação de uma autorização judicial, que pode ser feita através de alvará, escritura pública ou na condição de inventariante.

O INSS informa que a devolução dos valores descontados será realizada na conta cadastrada do beneficiário falecido, em nome do pensionista ou do dependente que for autorizado judicialmente. As novas regras entrarão em vigor a partir de 30 de outubro.

O que você acha dessas mudanças? Como elas podem impactar os moradores da sua região? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Auditoria revela falhas graves de segurança no Louvre; código de acesso era “Louvre”

Documentos de auditoria do grupo CheckNews revelaram falhas sérias de segurança no Museu do Louvre, que foi...

Juiz contesta Tarcísio sobre doação de área protegida para aeroporto

Uma recente decisão judicial questiona o governo de São Paulo por ter avançado na transferência de uma área de cerca de 100 hectares...

VÍDEO: Kannalha “invade” evento de estreia de “O Agente Secreto” em Salvador e posa com Wagner Moura 

O evento de estreia do filme "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, agitou a noite desta terça-feira (4) no Cine Glauber...