Bahia terá oferta de 40 mil mamografias gratuitas durante Outubro Rosa; saiba mais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A partir de 1º de outubro, a edição 2025 do Outubro Rosa será lançada na Arena Fonte Nova, em Salvador, com uma importante ação para o rastreamento do câncer de mama. O Governo do Estado vai disponibilizar 40 mil mamografias ao longo do mês para mulheres de 40 a 69 anos, um público prioritário na detecção precoce da doença.

Os exames precisam ser agendados previamente pelo site BA.GOV.BR, a partir das 6h do dia 24 de setembro. Para facilitar o acesso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai oferecer três pontos fixos em Salvador, localizados nas estações da Lapa, Mussurunga e Pirajá. Esses pontos funcionarão nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 7h às 17h. As vagas serão liberadas gradualmente.

Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado, ressalta o compromisso em ampliar o acesso das mulheres baianas aos exames. “Estamos criando uma rede que abrange tanto a capital quanto o interior. A meta é garantir que mulheres de diferentes regiões, do subúrbio de Salvador ao extremo oeste, tenham acesso ao diagnóstico. A detecção precoce aumenta as chances de cura para mais de 90%”, explica.

Em Salvador, as mamografias acontecerão em carretas que realizam até 154 exames diários. Essas unidades móveis estarão presentes nos bairros de Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe e Caminho das Árvores. O calendário completo pode ser consultado no site www.saude.ba.gov.br.

No interior do estado, as 24 Policlínicas Regionais também estarão oferecendo atendimento. As localidades incluem Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. As interessadas devem procurar as secretarias municipais de Saúde para agendar os exames.

Haverá ainda mutirões nos dias 11 e 25 de outubro, em várias unidades, com 40 vagas disponíveis por sábado, focando no rastreio e diagnóstico precoce. O câncer de mama é uma das principais neoplasias que afetam as mulheres e representa um grande desafio para a saúde pública. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê que a Bahia terá 4.230 novos casos da doença em 2025, tornando-se o tipo de câncer mais comum entre as mulheres do estado e do país.

Mônica Hupsel, superintendente estadual de Regulação, destaca a importância da prevenção. “Rastrear precisa andar junto com hábitos saudáveis. Praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada e evitar álcool são fatores que diminuem o risco. A amamentação também é um protetor. Somando essas práticas ao acesso à mamografia, criamos uma barreira poderosa contra o câncer”, afirma.

Você conhece alguém que pode se beneficiar dessa ação? Compartilhe essa informação e ajude a espalhar a conscientização sobre a importância do rastreamento do câncer de mama. Comentários e opiniões são sempre bem-vindos!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DPE-BA anuncia plantão no interior durante recesso forense de fim de ano

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) informou que manterá atendimento em regime de plantão no interior durante o recesso judiciário, entre...

Justiça suspende cláusula sobre aviso prévio em convenção da limpeza na Bahia após ação do MPT

A 13ª Vara do Trabalho de Salvador concedeu uma liminar suspendendo, de imediato, uma cláusula da convenção coletiva 2025/2026 do setor de limpeza...

Vereador preso por tráfico atuava no Bonde do Maluco desde 2020, diz MP-BA

Itabela, na Costa do Descobrimento, é cenário de uma denúncia que envolve o vereador Lucas de Souza Lemos, do União. O Ministério Público...