Brasileiros detidos em Israel após a interceptação dos barcos da flotilha Global Sumud receberam a visita de diplomatas brasileiros. A informação foi confirmada pelo Itamaraty nesta sexta-feira (3). Entre os detidos está a deputada federal Luizianne Lins (PT).
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, todos estão em bom estado de saúde e alguns expressaram interesse em aceitar os termos oferecidos por Israel para facilitar o processo de deportação. A reunião no centro prisional de Ketziot durou mais de 8 horas, com encontros separados para homens e mulheres.
No total, 13 brasileiros fazem parte dos 461 ativistas capturados por Israel enquanto tentavam levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Eles estão detidos no centro de Ketziot, próximo à fronteira com o Egito.
Fontes diplomáticas indicam que o governo de Benjamin Netanyahu propôs facilitar a deportação dos detidos em troca da assinatura de documentos, cujo conteúdo ainda não foi revelado. Até o momento, cinco brasileiros demonstraram interesse em assinar os documentos.
Aqueles que optarem por não assinar terão seus processos de deportação encaminhados para a Justiça de Israel. O Itamaraty ainda não definiu uma previsão para o retorno dos brasileiros ao país.
O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Facebook Comments