Metanol: sobe para 9 o número de mortes por intoxicação em SP

Publicado:

O número de mortes por intoxicação por metanol em São Paulo atingiu nove, conforme o último balanço do governo estadual divulgado na sexta-feira. Desde a última atualização, duas novas vítimas foram confirmadas: Rafael dos Anjos Martins, que estava internado por mais de 50 dias, e uma mulher de 27 anos de Osasco.

Até o momento, o estado registra 44 casos confirmados de intoxicação. Das nove mortes, quatro ocorreram na capital paulista; uma em São Bernardo do Campo; duas em Osasco; e uma em Jundiaí. Atualmente, 14 casos estão sob investigação, incluindo um óbito em Piracicaba, de um paciente de 49 anos.

Saiba quem são as vítimas

A primeira morte foi do empresário Ricardo Lopes Mira, que apresentou sintomas em 9 de setembro e faleceu em 15 de setembro. Ele e Marcos Antônio Jorge Junior, que morreu em 2 de outubro, consumiram a bebida contaminada no Torres Bar, localizado na Mooca.

Bruna Araújo, de 30 anos, foi a primeira vítima de São Bernardo do Campo, falecendo em 6 de outubro, seguida por Marcelo Lombardi, 45; Leonardo Anderson, 37; Daniel Antonio Francisco Ferreira, 23; e Cleiton da Silva Conrado, 25, que participaram do mesmo churrasco onde a bebida contaminada foi ingerida.

Conforme o último relatório, a intoxicação por metanol é particularmente perigosa. Apenas 10 ml já podem causar cegueira, e 30 ml pode ser fatal. Os sintomas nem sempre aparecem imediatamente, o que dificulta o diagnóstico e pode atrasar o tratamento.


15 mortes confirmadas no Brasil

  • Até agora, foram confirmadas 15 mortes no país: nove em São Paulo e três em Pernambuco e Paraná.
  • Nove mortes suspeitas estão em investigação: quatro em Pernambuco, duas no Paraná, uma em São Paulo, uma em Mato Grosso do Sul e uma em Minas Gerais.
  • O metanol é um álcool incolor e altamente tóxico, utilizado principalmente na indústria química.
  • Quando ingerido, o metanol é metabolizado em substâncias tóxicas que afetam o sistema nervoso central e o nervo óptico.

Se você tem algo a dizer sobre essa situação alarmante, compartilhe sua opinião nos comentários. É fundamental que a população esteja informada e atenta em momentos como este.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil prende nove pessoas durante a Operação “Luz no Amanhecer” no território do Sisal

A Polícia Civil prendeu nove pessoas durante a Operação “Luz do Amanhecer”, realizada em Santaluz, na região sisaleira, entre a última quinta-feira (23)...

Morre mulher atacada por companheiro com golpes de picareta na cabeça

Camila Rejaine de Araújo Cavalcante, de 50 anos, não resistiu aos ferimentos após ser atacada pelo próprio companheiro, Agnaldo Nunes da Mota, também...

Polícia prende homem de 33 anos por abusar a própria irmã adolescente dentro de casa no Recôncavo Baiano

Um homem de 33 anos foi preso pela polícia civil na tarde de quinta-feira (23) em Muritiba, no Recôncavo Baiano. Ele é suspeito...