Projeto Antiterrorismo: Comissão da Câmara vota relatório nesta terça

Publicado:

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

CCJ Câmara dos Deputados
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votará, nesta terça-feira (4/11), o relatório do projeto que equipara facções criminosas a terroristas. O texto também prevê a tipificação de milícias privadas que realizem atos de terrorismo em resposta a políticas públicas. Este projeto tramita em regime de urgência, permitindo sua apreciação imediata no plenário da Casa.

A proposta visa alterar a Lei Antiterrorismo de 2016, ampliando a definição desses crimes no país.

O assunto de segurança pública ganhou destaque após uma operação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes.

“A iniciativa legislativa surge como uma resposta do Poder Legislativo ao clamor público, que não tolera mais a situação de violência urbana, resultante do poder de facções e milícias”, afirma o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em seu relatório.

Se aprovado, a relatoria no plenário será conduzida pelo secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que é deputado licenciado.

O texto, de autoria do deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE), foi apresentado em março, mesmo depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter rejeitado a classificação de organizações criminosas como terroristas.

O projeto amplia a definição de “terrorismo” para incluir grupos criminosos que exercem controle social e poder paralelo ao Estado em qualquer espaço territorial.

Outros Projetos Focados em Facções Criminosas

No Congresso, existem outras iniciativas para endurecer as leis contra facções criminosas. Entre elas está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que fortalece a atuação da Polícia Federal, e o Projeto Antifacção, que classifica o crime de organização criminosa como hediondo, tornando-o inafiançável e insuscetível de graça, indulto ou anistia.

O que você pensa sobre a proposta de equiparar facções criminosas a grupos terroristas? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe seu ponto de vista!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nunes Marques e Benedito Gonçalves reforçam homenagem a ex-presidente do TJ-BA

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente...

Tremembé: por que a “cadeia dos famosos” está com os dias contados

O Complexo Penitenciário de Tremembé, recentemente em destaque na série da Prime Video sobre presos famosos, pode em breve deixar de ser conhecido...

STF declara inconstitucional lei de Goiás que criou 96 cargos comissionados no Judiciário estadual

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, de forma unânime, que trechos de uma lei do estado de Goiás, que criava 96 cargos em...