Barroso se aposentou há 30 dias e novo ministro ainda não foi indicado; saiba qual foi o recorde de demora de Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta segunda-feira (17), completam-se 30 dias desde a aposentadoria oficial de Luís Roberto Barroso como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Até agora, a indicação do novo membro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não foi feita, surpreendendo muitos.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Lula, em seus três mandatos, levou em média 23 dias para anunciar os novos ministros do STF após a abertura de vagas. Ao todo, ele já nomeou dez ministros, sendo as mais rápidas as de Ayres Brito e Eros Grau, que foram divulgadas em apenas quatro dias.

A maior demora registrada foi ao final de 2023, quando Lula levou 59 dias para substituir a ministra Rosa Weber, indicando o então ministro da Justiça, Flávio Dino.

No mesmo ano, Lula demorou 51 dias para escolher Cristiano Zanin como o novo ministro, após a saída de Ricardo Lewandowski. Essa foi a maior espera até então, superando os 42 dias da indicação da ministra Cármen Lúcia em 2006.

Atualmente, o advogado-geral da União, Jorge Messias, está cotado para o cargo de Barroso, segundo informações do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Contudo, Lula ainda não confirmou a indicação, pois deseja conversar com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) antes de tomar a decisão.

Pacheco é visto como um nome bem aceito entre os senadores e, segundo Lula, a preferência seria que ele disputasse o governo de Minas Gerais, visando fortalecer sua base eleitoral em 2026, já que Minas é o segundo maior colégio eleitoral do país.

E aí, o que você acha dessa espera para a escolha do novo ministro? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Erro grosseiro: multa para moto mostra foto de Jeep e aplica infração a 800 km de distância

Teixeira de Freitas – Júlio César, morador de Teixeira de Freitas, recebeu uma multa de trânsito com falha grave de identificação emitida pela...

STF nega reclamação do município de Salvador e mantém decisão que garante aposentadoria integral a servidora

Decisão do STF mantém o direito de uma servidora de Salvador à aposentadoria com proventos integrais, negando seguimento a reclamação do município sobre...

Cinco mandados de prisão são cumpridos contra suspeitos de roubos de canetas emagrecedoras, em Salvador

Cinco mandados de prisão foram cumpridos nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (14), em Salvador, por equipes das Polícias Civil, Militar e...