O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem elevado os ataques verbais contra mulheres jornalistas. No último mês, ele ofendeu pelo menos quatro repórteres que questionaram sua gestão ou relataram sobre suas ações durante coletivas de imprensa.
Um dos momentos mais destacados ocorreu na última quinta-feira, em uma coletiva na mansão de Mar-a-Lago, na Flórida. Uma jornalista da CBS News indagou sobre o motivo de Trump culpar o ex-presidente Joe Biden pela entrada do afegão Rahmanullah Lakanwal nos EUA, um dos responsáveis por um ataque que resultou na morte de uma militar.
“Porque eles (o governo Biden) o deixaram entrar. Você é estúpida? Porque isso aconteceu com milhares de outros. Você só faz perguntas porque é uma pessoa estúpida”, respondeu Trump.
No dia anterior, Trump atacou outra jornalista, Katie Rogers, do The New York Times, que escreveu uma reportagem destacando sua idade avançada e sua diminuição no número de compromissos oficiais. Em resposta à matéria, ele a chamou de “repórter de terceira categoria, feia por dentro e por fora” em uma postagem em sua rede social.
A indignação crescente
Em um encontro com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, Trump foi questionado sobre o crime que resultou na morte do jornalista Jamal Khashoggi. O presidente respondeu chamando a repórter da ABC News de “pessoa terrível” e atacou a sua pergunta, dizendo que era uma tentativa de desonrar o príncipe.
Recentemente, durante um voo a bordo do Air Force One, Trump xingou outra repórter da Bloomberg, ignorando sua pergunta e a ofendendo com o termo “porquinha”.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, abordou os ataques, afirmando que Trump é “muito franco e honesto” ao responder perguntas.
O que você pensa sobre a postura de Trump em relação a jornalistas? Compartilhe suas opiniões nos comentários.


Facebook Comments