“Vou vetar, e se quiserem, derrubem meu veto”, diz Lula sobre PL da Dosimetria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: Lula vetará o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. A confirmação foi feita durante cerimônia em São Paulo, nesta sexta-feira (19). Caso o Congresso discorde do veto, poderá derrubá-lo.

“Com todo o respeito aos congressistas que votaram a lei da redução da pena, vou vetar e, se quiserem, que derrubem o meu veto”, afirmou Lula.

Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula lembrou que, em democracia, “vence quem tem mais voto” e ressaltou que, apesar de ter perdido três eleições, nunca tentou “tomar o poder de assalto”.

O projeto, aprovado pelo Congresso, beneficia Bolsonaro, réu em ações ligadas aos ataques às sedes dos Três Poderes. O texto propõe a aplicação do chamado concurso formal, em que apenas a pena do crime mais grave é considerada, com acréscimo de uma fração que pode variar de um sexto até metade do tempo total da condenação.

A proposta agora tramita para sanção presidencial, e Lula advertiu a necessidade de diálogo democrático, destacando o peso do voto na definição de políticas penais. O veto pode abrir espaço para debates sobre como as penas são calculadas em casos de múltiplas acusações ligadas a atos golpistas.

E você, o que acha da dosimetria penal e de quem deve decidir sobre o tempo de cumprimento de penas em casos de crimes contra o Estado? Deixe sua opinião nos comentários e contribua com a discussão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

No Juspod, especialista alerta sobre sobrevivência da fiscalização municipal na nova era tributária

Com a reforma tributária e a mudança na forma de fiscalizar impostos, as prefeituras brasileiras precisam se modernizar. O consultor Artur Mattos, da...

Ameaça envolvendo Roberto Carlos, presidente da Juazeirense, é relatada em súmula de jogo contra o Bahia

O encerramento de Juazeirense x Bahia, pela sétima rodada do Baianão 2026, ficou marcado por confusão generalizada no Estádio Adauto Moraes. Membros da...

Jovem de 20 anos está internada em estado grave após levar 15 facadas

Uma jovem de 20 anos, Alana Anísio Rosa, está internada em estado grave em uma unidade de terapia intensiva (UTI) após levar mais...