PF realiza buscas em endereços de Daniel Vorcaro na Bahia e outros quatro estados

A Polícia Federal realiza buscas em endereços ligados a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, no início da manhã desta quarta-feira (14). A ação ocorre em residências ligadas ao empresário e a seus familiares na Bahia, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Segundo a PF, a segunda fase da operação Compliance Zero tem como alvo a investigação de um suposto esquema de fraudes financeiras no banco. Nesta quarta, são cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Estão sendo cumpridas também medidas de sequestro e bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 5,7 bilhões.

A primeira fase da operação foi deflagrada em dezembro do ano passado. Na época, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

As investigações tiveram início em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada. Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.

O que você pensa sobre esse caso? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a entender os impactos dessas investigações para o setor financeiro.

Facebook Comments

ARTIGOS RELACIONADOS