Carnaval: Prefeitura de SP anuncia mudanças em desfiles de megablocos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (9/2), novas medidas de segurança para os megablocos de Carnaval que ocorrerão a partir deste fim de semana. No pré-Carnaval, houve registro de superlotação, foliões passando mal e grades derrubadas na Rua da Consolação, no centro da cidade.

No circuito do Parque do Ibirapuera, na zona sul, a cantora Ivete Sangalo interrompeu a apresentação neste sábado (6/2) por conta da multidão. Ao chegar perto da Assembleia Legislativa, o trio foi conduzido com mais cuidado, com a artista manifestando cautela diante da aglomeração.

Entre as medidas apresentadas, a gestão destaca ações para ampliar a segurança nos desfiles e o monitoramento do público.

A gestão ressalta que o conjunto de desfiles contará com 6,4 mil guardas municipais, 20% a mais em relação ao ano anterior, para reforçar a segurança nos circuitos dos megablocos.

Além disso, os circuitos de megablocos contarão com 482 câmeras do Smart Sampa e 23 drones para monitorar desfiles durante todo o Carnaval, garantindo maior cobertura e resposta rápida a incidentes.

A superlotação ocorrida no último domingo (8/2) fez parte do encontro do público de dois grandes blocos na Consolação, o da Skol com Calvin Harris e o Acadêmicos Baixo Augusta. O Ministério Público de São Paulo abriu procedimento para apurar o ocorrido.

O tumulto provocou mal-estar entre os foliões, que passaram mal por calor e pela dificuldade de locomoção. Equipes de atendimento médico e bombeiros foram acionadas para socorro.

Apesar disso, a Prefeitura informa que o fim de semana de pré-Carnaval, que registrou 182 blocos, foi considerado um sucesso, sem incidentes graves envolvendo foliões. Um plano de contingência foi acionado e cinco pessoas foram encaminhadas a hospitais da região, sendo liberadas posteriormente.

Escolha o seu bloco

O Carnaval oficial em São Paulo acontece de 14 a 17 de fevereiro, com pós-Carnaval nos dias 21 e 22, período em que os blocos se espalham por toda a cidade. As saídas dos blocos podem sofrer alterações de horário, trajeto ou cancelamentos, conforme orientação da prefeitura.

Além dos blocos de rua, a cidade recebe os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, com o Grupo Especial entrando na avenida nos dias 13 e 14 de fevereiro, bem como festas e ensaios ao longo da semana.

No total, o Carnaval na cidade de São Paulo teve a inscrição de 627 blocos para este ano. Use a ferramenta da Metrópoles para escolher seu evento por data, nome ou bairro.

E você, já definiu quais blocos vai acompanhar neste Carnaval? Compartilhe nos comentários a sua opinião sobre as medidas de segurança da prefeitura e quais desfiles pretende assistir.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com risco de ser afastado, Buzzi apresenta novo atestado de 90 dias

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), apresentou um novo atestado médico que o afasta do trabalho por 90 dias,...

O que se sabe sobre as intoxicações em piscina com “ar envenenado”

Durante uma aula de natação, uma pessoa morreu e seis outras precisaram de atendimento médico após intoxicação. A suspeita é de uma reação por...

O que se sabe sobre as intoxicações em piscina com “ar envenenado”

Uma pessoa morreu e outras seis precisaram de atendimento médico após intoxicação durante aula de natação. A suspeita é de que tenha sido uma...