EUA autoriza petroleiras a retomar operações e contratos na Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Duas licenças gerais foram emitidas, nesta sexta-feira (13/2), pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA, permitindo que empresas de energia retomem operações de petróleo e gás na Venezuela. Grandes petroleiras como BP, Chevron, Eni, Repsol e Shell poderão negociar com a PDVSA, a estatal venezuelana, desde que obtenham autorizações separadas do OFAC. Os contratos, no entanto, exigem aprovações adicionais, e os pagamentos de royalties e impostos venezuelanos deverão ser feitos ao Fundo de Depósito de Governos Estrangeiros, controlado pelos EUA.

Na decisão, o Escritório proíbe expressamente transações com empresas na Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e China ou com qualquer entidade que seja propriedade ou esteja em joint venture com essas nações.

No final de janeiro, a Venezuela aprovou uma reforma na lei que abre o setor petrolífero para operadores estrangeiros, permitindo atuação independente no país. No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as maiores petroleiras já estão a caminho da Venezuela para explorar e escolher locais, sem detalhar datas.

Essas ações refletem uma reconfiguração das relações entre Caracas e Washington no campo energético, com espaço para empresas estrangeiras atuarem no setor petrolífero venezuelano sob autorizações separadas do OFAC e dentro das regras de sanções vigentes.

Compartilhe sua visão nos comentários: como essas medidas podem impactar a economia da Venezuela, o mercado de petróleo e as relações entre as duas maiores economias? Sua opinião ajuda a entender os caminhos possíveis para o setor energético da região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Conexão desarticula laboratório e centro de distribuição de drogas para Trancoso e região

Operação Conexão da Polícia Civil desarticulou, na manhã desta quarta-feira (11), um laboratório de refino, cultivo e armazenamento de drogas na localidade Alto...

Bolsonaro quer visita de Derrite, relator do PL Antifacção, na prisão

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu autorização para a visita do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) ao 19º Batalhão da Polícia Militar do...

BYD se torna parceira automotiva oficial do Manchester City

Acordo global entre gigantes da mobilidade e o futebol prevê o fornecimento de veículos e soluções de energia às instalações de um time...