MP-BA recomenda que Palmeiras recupere vegetação de praça após corte irregular de árvores

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: o Ministério Público da Bahia recomenda ao município de Palmeiras a recuperação da cobertura vegetal da Praça Santo Antônio, após a suposta retirada irregular de árvores durante obra de revitalização. a medida envolve suspensão de cortes não autorizados, uso de laudos técnicos e a criação de uma Política Municipal de Arborização Urbana, voltada à proteção do meio ambiente urbano pela cidade.

Segundo o promotor de Justiça Lucas Peixoto Valente, houve supressão de árvores sem autorização ambiental válida, sem laudo técnico prévio ou sem instauração de procedimento administrativo regular. Em suas palavras, tais ações configuram intervenção potencialmente lesiva ao meio ambiente urbano e podem implica responsabilidade civil, administrativa e por improbidade. A declaração reforça a necessidade de procedimentos formais antes de qualquer intervenção no patrimônio verde da praça central.

O MP-BA orienta o município de Palmeiras a suspender qualquer corte, poda drástica ou supressão de árvores em praças, vias públicas e demais espaços urbanos sem autorização prévia e fundamentada do órgão ambiental competente. Intervenções só devem ocorrer em situações de risco iminente comprovado por laudo técnico. A recomendação também deixa claro que obras não podem ser justificadas apenas por critérios estéticos; a vegetação existente deve ser preservada sempre que possível e as intervenções devem respeitar o equilíbrio ambiental.

Entre as diretrizes, o promotor destaca o replantio de espécies, preferencialmente nativas, e a adoção de medidas de gestão da arborização urbana. Isso inclui a realização de inventário municipal, bem como a definição de critérios técnicos para poda, supressão, reposição e manutenção das árvores. O órgão também propõe a elaboração da Política Municipal de Arborização Urbana, que deve contemplar o Plano Diretor de Arborização Urbana, o Manual Técnico de Poda e Manejo, regras de compensação ambiental, um fundo municipal para plantio e manutenção, além de sanções administrativas quando cabíveis.

Em termos práticos, o MP-BA estabeleceu um prazo de 180 dias para adoção das medidas de gestão da arborização, incluindo o inventário e as diretrizes técnicas correspondentes. Caso não exista ou esteja desatualizada, a política deverá ser instituída por meio de lei municipal específica no prazo de um ano, abrangendo o Plano Diretor de Arborização Urbana, o Manual Técnico de Poda e Manejo, as regras de compensação ambiental, o fundo municipal para plantio e manutenção, bem como as sanções administrativas necessárias para garantir o cumprimento das determinações.

Essa atuação busca assegurar que a Praça Santo Antônio permaneça integrada ao conjunto de políticas públicas da cidade, protegendo o patrimônio verde e orientando futuras obras para que respeitem a vegetação local. Em Palmeiras, a população ganha um marco para o manejo responsável da arborização urbana, com transparência, fiscalização e participação social, fortalecendo o compromisso com o meio ambiente e a qualidade de vida no centro da cidade.

E você, morador de Palmeiras, qual a sua opinião sobre a gestão da arborização urbana na sua cidade? Participe com seus comentários e ideias sobre como a praça pode conviver com obras futuras sem comprometer as árvores e o?? urbano. Sua voz ajuda a construir políticas mais justas e eficientes para todos.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Foragido de Minas Gerais é preso em Cristópolis em ação conjunta do MP-BA e a PM

Uma operação integrada entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA), o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) e a Polícia Militar da Bahia...

Procurado por estupro no Rio de Janeiro é preso durante fiscalização em ônibus em Vitória da Conquista

Resumo: Um mandado de prisão em aberto por estupro foi cumprido na tarde de sexta-feira (26) durante fiscalização de rotina em um ônibus...

Vereador preso por suposta agressão à namorada também é acusado por garçom de ameaça e depredação em Lauro de Freitas

O caso envolvendo o vereador João Raimundo Damacena dos Santos, conhecido como Juca, presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, ganhou novos...