Zema vetará reajuste superior a 10% para servidores: ‘Não temos como pagar’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Romeu Zema (Novo) disse, nesta quarta-feira (30/3), que vai vetar as emendas que dão, a três categorias do funcionalismo público, reajuste salarial superior aos 10,06% ofertados por ele. A declaração foi dada pouco mais de uma hora após os deputados aprovarem texto com mecanismos que crescem a recomposição dos vencimentos aos profissionais da saúde, da educação e da segurança.
 
 
“Como já disse antes, o reajuste de 10% pra todos os servidores de Minas é o limite que a situação do Estado permite no momento. Qualquer valor acima será vetado pois não temos como pagar. Entre ser responsável com o futuro ou voltar ao desequilíbrio do passado, sigo na primeira”, escreveu o governador, no Twitter.
O texto aprovado pelos deputados estaduais concede, além dos 10% originais, aumento adicional de 14% aos agentes policiais. Trabalhadores da saúde também são contemplados com outros 14%.
Aos educadores da rede estadual de ensino, o texto aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa garante, fora o reajuste original, o cumprimento do piso nacional do magistério, que determina majoração de 33,24%.
Zema tem até o dia 5 de abril para conceder o aumento de 10,06%, conforme versa a legislação. Em anos eleitorais, reajustes só podem ser dados antes dos 180 dias que precedem a eleição.
O veto dele aos reajustes complementares, no entanto, vai retornar ao Parlamento, que tem a prerrogativa de anular a decisão do governador.
Deputados estaduais favoráveis aos aumentos extras já previam a reação de Zema e confiam que será possível derrubar os vetos. Eles se fiam no fato de 50 dos 77 parlamentares terem votado favoravelmente ao texto aprovado nesta quarta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palmeiras x São Paulo: confira escalações do clássico pelo Paulistão

Palmeiras e São Paulo disputam o clássico Choque-Rei pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, neste sábado, 24 de janeiro, às 18h30, na Arena...

PM prende dupla com carro roubado em Lauro de Freitas

Na noite de sexta-feira (23), dois moradores foram presos em Lauro de Freitas, na Rua Jurupoca, Vilas do Atlântico, após abordagem da Polícia...

Como está vida do deportado que beijou o chão ao chegar no Brasil

Em fevereiro de 2025, César Diego Justino, de 40 anos, desceu do avião em Fortaleza e beijou o chão, gesto que simbolizou alívio...