Laudo apontou que alimentação servida em RU da UFBA pode ter causado mal estar em alunos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) confirmou que a refeição servida no restaurante universitário (RU) de Ondina, no último dia 30 de setembro, pode ter sido a causa do desconforto intestinal, das crises de vômito, tontura e náuseas em estudantes e funcionários. 

 

Segundo a instituição, um laudo da Vigilância Sanitária (VISA), entregue na última quinta-feira (20) à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), constatou a presença de microrganismos patogênicos nas amostras coletadas, que podem ter sido a causa dos sintomas relatados.

 

Conforme apontou a universidade, “até o momento 18 estudantes buscaram acolhimento e foram atendidos pelo Núcleo de Saúde da PROAE”. A refeição servida no dia foi “roupa velha”, um prato de carne desfiada feito comumente com sobras de comida. 

 

Um dia após a situação se tornar pública, a administração central da UFBA determinou o fechamento do RU de Ondina. Com a decisão, membros da comunidade estudantil que dependiam da oferta de refeições no local passaram a se alimentar nós dois outros pontos de distribuição de alimentos da instituição, na Vitória e em São Lázaro. 

 

Os usuários em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica passaram a receber um auxílio financeiro para que possam continuar se alimentando. 

 

Na última quarta-feira (19) um grupo ligado ao Diretório Central Estudantil (DCE) resolveu ocupar o prédio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). De acordo com os manifestantes, o protesto tem como objetivo pressionar a gestão universitária para que o problema em torno da qualidade e da continuidade dos serviços de alimentação possam ser garantidas.

 

No comunicado desta segunda-feira (24), a reitoria da UFBA afirmou que, uma vez constatada a irregularidade por parte da empresa, ela agora está empenhada em selecionar uma nova empresa para assumir os três equipamentos em funcionamento nos campi localizados em Salvador.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Ministério da Saúde inicia projeto-piloto com semaglutida no SUS

O Ministério da Saúde lançou um piloto no SUS para testar a semaglutida no tratamento da obesidade no Rio Grande do Sul,...

Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento

A Anvisa proibiu o funcionamento da Voy, plataforma que oferecia tratamentos e avaliações de saúde personalizados para obesidade, por não estar registrada como...

Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos

O Ministério da Saúde recomendou a dose zero da vacina tríplice viral para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias,...