Pessoas com muitas dívidas podem obter ajuda do Núcleo de Superendividamento do TJ-BA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Pessoas com muitas dívidas podem contar com a ajuda do Núcleo de Superendividamento, vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEC), fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) e a Faculdade Baiana de Direito e Gestão. O núcleo auxilia gratuitamente pessoas superendividadas a negociarem débitos vencidos e a vencer nos casos em que o consumidor não tem condições de pagar. 

 

Esta negociação se inicia na esfera pré-processual e as pessoas beneficiadas, além de um espaço qualificado de negociação no âmbito do judiciário, também recebem suporte em educação financeira e apoio psicológico. “É uma oportunidade para uma negociação aberta, ampla e justa entre credor e devedor sem precisar judicializar”, conta Antonio Carvalho, coordenador financeiro do projeto e professor da Baiana Business School, pós-graduação da Faculdade Baiana. O docente coordena uma equipe de profissionais especializados em análises financeiras que realizam um estudo da renda, despesas e níveis de endividamento das pessoas beneficiadas, assim como taxas de juros e aspectos econômico-financeiros da relação de consumo contratada. A partir desse estudo é emitido um parecer técnico que é utilizado pelo mediador no ato da audiência para propor uma solução.

 

Em conformidade com a Lei do Superendividamento (Lei 14.871/2021), além da oportunidade de renegociar os débitos, o programa também dispõe de atividades de prevenção ao endividamento. Oficinas de educação financeira, negociação e psicologia do consumo são algumas das atividades previstas que buscam oportunizar um recomeço para consumidores superendividados. “O programa me possibilitou compreender melhor minha relação com o consumo e me deu ferramentas para repensá-lo e construir uma nova relação”, declara Silvana (nome fictício). 

 

A inscrição no programa é gratuita e pode ser feita através do site: http://www7.tjba.jus.br/centralagendamento/cidadao/pesquisar_solicitante.wsp

 

Para participar do programa, é necessário que o consumidor se enquadre na categoria de superendividado. São aptas a se inscrever no programa pessoas que somam 8 ou mais pontos nas situações descritas abaixo:

 

[  ] Minhas dívidas equivalem a mais de 30% do que eu ganho (4 pontos)
[  ] Estou inadimplente há mais de dois meses com contas de serviços ou produtos (água, luz, telefone, cartão de crédito, aluguel, educação etc.) (4 pontos)
[  ] Minha situação financeira mudou e não consigo pagar as dívidas em dia (2 pontos)
[  ] Meus credores estão cobrando sem apresentar propostas de parcelamento (2 pontos)
[  ] Meu nome está registrado em cadastros, tais como SPC, SERASA e CCF (2 pontos) 
[  ] Gasto todo meu salário sem poupar nada (2 pontos)
[  ] Minhas dívidas estão sendo a causa de briga familiar (2 pontos)
[  ] Pedi dinheiro emprestado a familiar ou algum amigo para pagar minhas dívidas (2 pontos)
[  ] Tenho sofrido psicologicamente em razão das dívidas (2 pontos)
[  ] Sustento a minha família, mas não imponho limites aos gastos ou sou surpreendido com despesas não planejadas (2 pontos)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia prende três homens suspeitos de integrar milícia na zona norte do Rio

Três homens suspeitos de integrar uma milícia foram presos em flagrante em Campo Grande, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, 30. As prisões foram efetuadas pelos agentes da 8ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (8ª DPJM) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE). Segundo informações da Secretaria de

Polícia prende grupo especializado em sequestros na Grande SP

Pelo menos quatro pessoas foram presas pela Polícia de Civil de São Paulo durante a Operação Fake Workers na terça-feira, 28. Os suspeitos são investigados de integrar um grupo especializado em sequestro na Grande São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão temporária expedidos pela Justiça nas cidades de Guarulhos e

Nem Gabigol, nem Cano, nem Pedro Raul, o nome da fera é Lelê

No último sábado (4/3), o Volta Redonda goleou o Madureira por 6 x 0 ,e continua embolado, no alto da tabela, junto com Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, no pelotão de frente, neste Cariocão.E o destaque do time é o atacante Lelê, que fez...