O que é ‘slut-shaming’ e por que Luana Piovani virou símbolo dele após fotos nua em processo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

(FOLHAPRESS) – A expressão “slut-shaming” teve um pico de buscas no Brasil nos últimos dias. Isso porque o termo, que não é exatamente novo, vem sendo associado a Luana Piovani, após a atriz expor nas redes sociais que imagens dela nua foram anexadas a um processo que o ex-marido, Pedro Scooby, abriu contra ela.

A ação seria para impedir que a atriz viesse a público expor e cobrar o surfista que, segundo ela, se recusou a pagar a pensão alimentícia dos três filhos que eles têm juntos. Porém, Luana afirma que ficou surpresa com o fato de a ação conter algumas imagens mais desinibidas dela.

“Fiquei chocada, que ardiloso, que cruel. Quer me descredibilizar como mãe e como mulher”, avaliou. Segundo a atriz, sua advogada a alertou ainda de que o conteúdo pode servir para que, futuramente, Scooby possa pedir a guarda dos filhos.

Mas, afinal, o que significa “slut-shaming”? O termo em inglês, que quer dizer algo como “envergonhando a vadia”, designa uma reprovação sexista ao comportamento de uma mulher. A prática busca expor, ridicularizar ou mesmo classificar, de maneira negativa, uma mulher, e é usada especialmente no contexto de censura moral.

As ofensas podem abarcar desde o uso de roupas e vestimentas consideradas “vulgares” até a manifestação da sexualidade de uma maneira mais livre, que foge dos padrões impostos pela sociedade patriarcal tradicional.

Segundo Janice Aguirre Linhares, psicóloga pós-graduada em neurociências e comportamento com ênfase em competência emocional, o “slut-shaming” é uma violência psicológica que tem o potencial de afetar as mulheres de diversas maneiras.

“Essa agressão pode causar muitos e diferentes problemas, tanto no âmbito profissional quanto na vida pessoal. Essas situações podem ser geradoras de ansiedade, além de resultar em sentimentos como vergonha, medo, insegurança ou culpa, o que contribui para quadros de depressão e isolamento social”, explica ela.

Em um contexto com crianças envolvidas, como é o caso de Piovani, a prática também pode afetar o papel de uma mulher como mãe -e a forma como as pessoas ao redor podem enxergá-la nessa posição. Muitas vezes vista como a única gestora dos filhos, a sexualidade da pessoa afetada é exposta para difamar a vítima.

“Já que vivemos em uma sociedade que romantiza o papel materno, a imagem de ‘mãe’ é envolta em estereótipos, desde heroína à santa, e sobra pouco espaço para a sexualidade da mulher. Antes de ser mãe, existe um ser humano. E sua intimidade, desde que não afete o bem-estar dos filhos, não pode servir para descredibilizá-la”, afirma Linhares.

Algumas atitudes que podem ser classificadas como “slut-shaming” são crimes no Brasil. A lei 13.718, de 2018, tipifica como crimes a divulgação de cena de estupro, muitas vezes usada para ameaçar ou descredibilizar a vítima. Em 2021, também foi aprovada a lei 14.425, conhecida como Lei Mari Ferrer, que coíbe a prática de atos que atentem à dignidade da vítima e de testemunhas e proíbe a utilização de linguagem, de informações ou de material que ofendam a vítima durante o julgamento -a pena é aumentada caso envolva crime contra a dignidade sexual.

A exibição ou compartilhamento de imagens íntimas sem consentimento da pessoa retratada também é uma violação da privacidade que pode resultar em ações legais. “Além disso, pode prejudicar a relação entre os pais e o bem-estar dos filhos, o que pode acarretar em uma perda de guarda”, complementa a psicóloga.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Supremo condena mais 15 réus pelo 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (1°) mais 15 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Por maioria de votos, os ministros aplicaram penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão aos acusados, que respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático

Você sabe quais signos estão sempre disponíveis para aventuras?

Aceita todos os desafios? Não tem medo de arriscar? É muito provável que esteja nesta lista do PinkVilla com os signos que nunca dizem 'não' a uma aventura. Consulte a lista.  1- Áries (21 de março a 20 de abril) "Estão sempre prontos para embarcar em novas aventuras, quer se trate de uma viagem de

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

Muitas pessoas se perguntam como saber se o relacionamento acabou de vez, se ainda há esperança de reatar ou se é melhor seguir em frente. Essa dúvida pode causar muito sofrimento e angústia, por isso é importante buscar orientação e esclarecimento. Para isso, você pode...