Salvador instala sala de videomonitoramento para coibir abandono de animais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

csm WhatsApp Image 2023 03 14 at 10.35.12 f3343ba90b

Para coibir o abandono de animais, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) instalou a primeira sala de videomonitoramento especializada para fiscalizar esse tipo de crime. A estrutura funciona na sede do órgão, no Comércio.

Já as câmeras estão situadas na colônia de gatos do bairro de Piatã, ponto estratégico utilizado para este tipo de infração na capital baiana. As lentes de alta definição vão capturar as situações de delito e a equipe da pasta vai acionar imediatamente as autoridades competentes para investigar os suspeitos.

Leia mais: Câmeras de monitoramento são instaladas em frente à colônia de gatos em Piatã

“Com esse artifício poderemos avançar ainda mais nas políticas públicas voltadas para a qualidade e bem-estar dos bichos. O abandono deles é um problema das capitais, que gera problemas para a ecologia, economia e, principalmente, para a saúde pública, como enfermidades e ataques às pessoas em via pública”, declara a titular da Secis, Marcelle Moraes.

Para auxiliar no controle populacional de cães e gatos, a Prefeitura possui dois castramóveis que atuam em pontos estratégicos da cidade. “Agora, com a sala de videomonitoramento, podemos contar também com uma intensa vigilância desses bichos”, completa a gestora.

Crime 

De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, a pena para quem comete o crime de maus-tratos aos animais é de três meses a um ano de detenção. Recentemente, a pena de violência contra cães e gatos aumentou para 2 a 5 anos de prisão. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causar a morte do animal. As denúncias podem ser realizadas através do Fala Salvador, no número 156.

image

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Raoni tem quadro de saúde estável, sem febre e com rins funcionando

O cacique Raoni Metuktire, 94 anos, continua estável após a cirurgia de desobstrução intestinal e permanece na UTI do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp)....

Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026

A Anvisa atualizou nesta segunda-feira o status de itens da linha Ypê que haviam sido suspensos em abril. A decisão libera parte da...

Anvisa aprova medicamento não hormonal contra sintomas da menopausa

Resumo rápido: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o fezolinetanto, terapia não hormonal oral para aliviar ondas de calor e sudorese...