Idosas que morreram em casa de repouso na Pampulha teriam passado mal

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Duas idosas morreram na manhã desta quarta-feira (30/8) em uma casa de repouso no Bairro Braúnas, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. Elas teriam começado a passar mal, e não resistiram. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou a ser acionado. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). Elas tinham 76 e 91 anos. 
  • Leia: Sócios do 123 Milhas faltam em CPI e devem ser conduzidos coercitivamente
Apesar de as mortes terem acontecido em horários muito próximos uma da outra, conforme a administração do local, elas não tiveram relação. Em entrevista ao Estado de Minas, Rayssa Guimarães de Oliveira, enfermeira e responsável técnica da instituição, explicou que uma das hóspedes já acordou passando mal e, logo após, uma das cuidadoras percebeu que outra idosa também não estava bem. 
“Elas acordaram bem. Uma delas estava um pouco gripada, mas estava bem. Elas tomaram café da manhã e a próxima refeição era um suco, e elas tomaram. Mas entre o horário do banho e de levá-los para tomar sol, uma começou a passar mal. Nós acionamos o Samu e, quando a cuidadora foi olhar como estavam os outros idosos, ela percebeu que a outra não estava bem também”, relata Rayssa. 
A instituição, por orientação da médica que trabalha no local, e do plano de saúde de uma das idosas, acionou a perícia da Polícia Civil, para que os corpos fossem encaminhados para o IML. 
“A gente acionou o Samu, e enquanto eles ainda estavam aqui a outra idosa faleceu. Eles não quiseram atestar o óbito, nisso nós ligamos para o plano de saúde de uma delas e explicamos a situação. Eles nos informaram que isso era de praxe e recomendaram que a gente acionasse a perícia, para respaldar a instituição e as famílias. E foi o que nós fizemos”, explica Rayssa. 
Rayssa afirma que ao longo de todos os procedimentos realizados, familiares das duas mulheres estavam presentes. Ainda de acordo com ela, apesar de toda a burocracia que o encaminhamento para o IML geraria, os parentes concordaram com a decisão da instituição. 
“Elas estavam bem, nas condições de cada uma. As famílias vieram nos visitar no fim de semana. Graças a Deus nós temos um convívio muito bom com eles, nós temos uma comunicação boa. Os parentes agradeceram, falaram que por eles não tinham dúvida nenhuma que elas foram bem cuidadas”, desabafa. 
A reportagem procurou a Prefeitura de Belo Horizonte para saber o motivo da equipe médica não ter atestado o óbito das mulheres. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Samu não emite declarações de óbito em mortes por causas externas, como traumas ou acidente, nem em situações que não seja possível constatar as causas clínicas. “Nesses casos, as ocorrências ficam sob responsabilidade do Instituto Médico Legal”, afirmou a pasta. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no