TAGS

Capela datada do século 16 na Bahia sofre com erosão e corre risco de desabar

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Uma capela em Ilhéus, no Litoral Sul, corre risco de desabar. A situação acontece na capela de Nossa Senhora Santana, que foi erguida no século 16 e é considerada a quinta igreja construída no país. Distante a 18 quilômetros da sede de Ilhéus, o local sofre com a erosão do Rio Santana que afeta os alicerces da construção.

 

Segundo a TV Santa Cruz, a capela de Nossa Senhora Santana é uma propriedade privada com a conservação de responsabilidade dos proprietários, mas foi tombada Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1984.  

 

Uma das proprietárias da capela disse que já acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA), requerendo a responsabilidade do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], do Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] e da prefeitura de Ilhéus.

 

Por meio de nota, o Iphan informou que nos anos de 2012 e 2013 executou obras emergenciais e serviços de restauração na capela no valor de cerca de R$ 300 mil e que a construção apresentava péssimo estado de conservação, além de risco de desabar.

 

Procurado, o secretário de cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que enviou ofício ao Iphan e ao Ipac, requisitando a reforma da capela. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Criança de 8 anos morre em atropelamento por transporte escolar no Oeste baiano

Uma criança, de oito anos, morreu após ser atropelado nesta segunda-feira (29) na zona rural de Muquém do São Francisco, no Oeste baiano. A vítima foi identificada como Wesley Reinan Ferreira Xavier. Segundo a TV Oeste, o fato ocorreu no povoado de Pedrinhas, onde a criança estudava que fica a 54 quilômetros da sede do

Desembargador aposentado há dois anos do TJ-BA está ligado aos alvos da operação deflagrada nesta terça

O ex-desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Ivanilton Santos da Silva, está ligado aos novos envolvidos alvos da Operação  Mascavado, desdobramento da Operação Faroeste, deflagrada na manhã desta terça-feira (30) em Salvador.   O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e a Polícia Federal, por meio da Delegacia de

Colo-Colo anuncia dupla de atacantes para a disputa da Série B do Baiano

O Colo-Colo de Ilhéus anunciou, na última sexta-feira (26), a contratação de dois atacantes para a disputa da Série B do Baianão 2025. Harã Santos e Willian Mococa chegam ao Tigre para buscar a promoção à Elite Baiana.   Revelado pelo Grêmio Osasco em 2015, Willian Mococa é centroavante e acumula passagens por clubes como