STF começa julgamento do segundo réu pelo 8 de janeiro

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na tarde desta quinta-feira, 14, o julgamento do segundo réu envolvido nos atos golpistas do dia 8 de janeiro. O acusado é Thiago de Assis Mathar, 43 anos, de São José do Rio Preto (SP). Ele foi preso pela Polícia Militar dentro do Palácio do Planalto e é acusado de participar da depredação prédio. Ele é defendido pela Defensoria Pública da União (DPU).

O voto começou com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. O revisor, ministro Kassio Nunes Marques, não complementou o relatório. Na sequência, a Procuradoria-Geral da República e as defesas tiveram até uma hora, cada, para apresentar seus argumentos.

Em sua argumentação, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos afirmou que as provas mostrariam que “Thiago se associou criminosamente aos demais indivíduos para, armados, buscar atentar contra o estado democrático de direito, depor o governo legitimamente eleito e danificar bens públicos e patrimônios protegidos”.

A partir disso, a PGR acusou o réu dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado, Dano qualificado pela violência e grave ameaça, Deterioração de patrimônio tombado e Associação criminosa armada.

A votação, então, começa com o voto do relator, Alexandre de Moraes. O revisor, Nunes Marques, vota na sequência. Depois disso, a ordem segue do ministro mais novo, Cristiano Zanin, até o mais antigo, Gilmar Mendes, encerrando com a presidente do tribunal, Rosa Weber.

Condenação do primeiro réu do 8 de Janeiro

O Supremo formou maioria na manhã desta quinta-feira para condenar o primeiro bolsonarista envolvido nos atos golpistas do dia 8 de janeiro por todos os cinco crimes apontados na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Dessa forma, o cientista da computação Aécio Lúcio Costa Pereira, ex-funcionário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), recebeu a pena mais dura, de 17 anos.

Veja ao vivo na TV Justiça clicando aqui.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gracyanne Barbosa deixa de seguir Belo no Instagram e compartilha indiretas

Fisiculturista e cantor anunciaram no mês passado o fim de um casamento de 15 anos Reprodução/Instagram/@graoficial Gracyanne Barbosa e Belo terminaram relacionamento de 15 anos Gracyanne Barbosa tomou uma atitude drástica em relação ao pagodeiro Belo, seu ex-marido, deixando de segui-lo no Instagram e compartilhando indiretas em suas redes sociais. Além de ignorar o ex

Ator Bernard Hill, de ‘Titanic’ e ‘O Senhor dos Anéis’, morre aos 75 anos

Ator interpretou o capitão Edward Smith no filme sobre o naufrágio e o rei Théoden na trilogia de fantasia Divulgação/New Line Cinema O ator Bernard Hill como o rei Théodon em "O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei" O ator Bernard Hill, conhecido por seus papéis em filmes como “Titanic” e “O Senhor dos

Anitta diz que show de Madonna foi ‘noite histórica’ para o Rio de Janeiro: ‘Me sinto honrada’

Cantora brasileira fez participação especial na apresentação da estrela norte-americana em Copacabana Reprodução/Instagram/@anitta Anitta comandou o ato de "Vogue" ao lado de Madonna no show em Copacabana Anitta usou suas redes sociais neste domingo (5) para compartilhar sua emoção após participar do show de Madonna na praia de Copacabana. A cantora brasileira expressou sua gratidão