Votação de suspensão de mandato de Gabriel Azevedo é adiada pela Câmara

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A sessão plenária da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) que abriria um processo que poderia levar à cassação dos vereadores Marcos Crispim (PSC) e Gabriel Azevedo (sem partido), presidente da CMBH, foi adiada para a próxima segunda-feira (4/9).

Por horas, os aliados de Azevedo se revezaram nas questões de ordem e pedidos de verificação de quórum para impedir a votação, que acabou sendo suspensa sem que nenhum dos pedidos fossem analisados.

  • Leia: Gabriel Azevedo: Justiça permite votação que pode afastar vereador 
Azevedo articula para postergar a abertura do processo contra ele que, ao que tudo indica, já conta com o apoio da maioria dos vereadores, e também para não ser afastado da presidência da Casa. Acusado de abuso de poder, Azevedo entrou na Justiça para que seu possível afastamento não fosse votado, mas não obteve decisão favorável.
 
Adversário de Azevedo, o vice-presidente da CMBH, Juliano Lopes (Agir), que assumiria o comando da CMBH caso o presidente seja afastado, disse que a manobra para o adiantamento da votação é prova de que ele não pode permanecer no cargo e conduzir o processo contra ele. 

“Gabriel sabe que o processo contra ele vai ser aberto, por isso manobra para atrasar”, afirma. Lopes lembrou o caso do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ), que foi afastado do cargo em 2016, durante a tramitação do processo contra ele, que acabou sendo cassado. “Ele não pode permanecer no cargo”, defendeu.
A vereadora Marcela Trópia (Novo), aliada de Azevedo, disse que os vereadores estão apenas fazendo uso do regimento interno, o que, segundo ela, é legítimo.

Ao longo da sessão, Azevedo contou com o apoio de 13 dos 41 vereadores. Para abertura do processo, são necessários 21 votos. Para a cassação definitiva é preciso 28 votos.

Para o líder do governo, Bruno Miranda (PDT), a obstrução da votação é regimental, mas que Azevedo “abusa das prerrogativas” de presidente para se manter no cargo.

A legislação sobre o assunto é dúbia, não havendo artigos expressos na Lei Orgânica do Município nem no regimento interno da casa que disciplinem sobre o afastamento no caso do processado ser o presidente da CMBH, por isso a disputa interna e jurídica.

Enquanto os pedidos de abertura de cassação não forem analisados, nada mais pode ser votado em plenário. Durante a votação, os aliados de Azevedo, praticamente os únicos a ocupar os microfones, prestaram solidariedade a Crispim, deixando a entender que o pedido de cassação contra ele não deve vingar.

 
Durante a longa sessão, que durou 5h30, foi cantado parabéns para os aniversariantes do dia, vereadores Henrique Braga (PSDB) e Iza Lourença (PSOL). A sessão deve ser retomada na segunda-feira.
Azevedo é acusado de abuso de poder e de fraudar, com a ajuda de um assessor, o arquivamento pela corregedoria de um pedido de cassação contra ele feito pelo PDT por ter xingado o colega Wagner Ferreira (PDT) de “resto de ontem”. Por sua vez, Crispim, que era o corregedor, é acusado de voltar atrás na decisão de arquivar esse pedido e alegar que ele foi fraudado por Gabriel. 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue e suspenda a licitação promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para contratar agências de publicidade ao custo de R$ 197 milhões. O parlamentar aponta supostos indícios de favorecimento de empresas e possibilidade de uso dos

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

NICOLA PAMPLONARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A juíza Andreia Caiado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Pernambuco, determinou a derrubada das redes sociais e a prisão do jornalista Ricardo Antunes, por descumprimento de decisão judicial para retirar do ar denúncia contra promotor do Ministério Público do estado. A defesa de Antunes afirma que