Alcobacense vence concurso nacional e vai participar da Conferência das Nações Unidas em Dubai

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Lara Borges Rocha nasceu em Alcobaça e viveu por lá até os 15 anos, deixando o Colégio Estadual Eraldo Tinoco para estudar o Ensino Médio em Ilhéus e Porto Seguro. A jovem alcobacense acaba de vencer um concurso nacional para participar da COP28, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima 2023, realizada entre os dias 30 de novembro e 08 de dezembro, reunindo representantes de vários países do mundo na discussão do clima em todo o planeta.

Ela e seu professor de inglês, Moisés Sant’Ana, já estão de malas prontas para Dubai, nos Emirados Árabes. Os dois foram escolhidos no concurso promovido pelo Edify Education, através do bilíngue “Estimule a Empatia”, programa que une professores e alunos numa grande campanha sobre a questão climática e o futuro do planeta. A Edify Education é uma empresa de soluções educacionais em inglês presente em mais de 400 escolas, incluindo o Evolução, onde atualmente Lara estuda, em Porto Seguro.

cop28 5 scaled
Moisés Sant’Ana e Lara Borges

O desafio vencido por ela propôs a criação de frases em inglês para expressar a perspectiva dos alunos sobre o futuro do planeta. Em seguida, com ajuda da inteligência artificial, foram geradas imagens para compartilhar seus desejos e sonhos.

Há cerca de três anos, a jovem trocou Alcobaça por Porto Seguro para ficar mais próxima da mãe, contudo, não tirou a cidade de Alcobaça do coração. “Passei minha infância e parte da adolescência em Alcobaça, então, sempre que retorno, revivo as lembranças da infância e reencontro as muitas amizades que construí”, destaca.

Para o futuro, a jovem disse que a oportunidade em Dubai está sendo um divisor de águas em sua vida. “Me ajudou a descobrir em mim um potencial que eu desconhecia e que agora vou seguir para quem sabe, investir numa carreira de diplomata ou outra do tipo”, concluiu.

TEXTO QUE A DESTACOU NO CONCURSO: “O que espero para o futuro? Quero que as pessoas deixem o preconceito de lado e comecem a ver que religião, cor e cultura não tornam uma pessoa superior ou inferior. Dessa forma, deixaremos de lado os problemas constantes do cenário geopolítico e passaremos a focar apenas no problema real vivido: os Desastres Ambientais.

Nosso planeta está clamando por ajuda! E nós, a sociedade da informação, devemos cuidar disso! Inventamos uma ferramenta capaz de ligar um continente a outro em segundos! Algo que as gerações passadas pensavam ser impossível! Além disso, criamos a neurociência e conseguimos estudar a máquina mais poderosa e mais difícil de manusear, o cérebro. Seremos realmente incapazes de cuidar do nosso planeta? Lembre-se, uma pessoa não pode fazer a diferença, mas uma nação pode!”

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça, Caravelas e Cumuruxatiba vão contar com circuito de choro instrumental

O “Circuito Cai na Roda, O Choro no Extremo Sul”, irá beneficiar músicos e estudantes de música, pessoa que já teve algum contato com a música, integrantes de projetos musicais e/ou até músicos profissionais, em três cidades litorâneas do Extremo Sul da Bahia (Caravelas,...

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...