Sofia: assistente virtual do TJ-BA passa a contar com novas funcionalidades

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A assistente virtual do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Sofia, criada pela Coordenação dos Juizados Especiais (Coje), a partir de agora passa a contar com duas novas funcionalidades: para auxiliar na distribuição de processos e na pesquisa de precedentes qualificados.

 

Conforme o TJ-BA, a assistente virtual Sofia desempenha um papel crucial na simplificação da interação com os sistemas Processo Judicial Eletrônico (PJe) e Processo Judicial Digital (Projudi), fornecendo assistência na escolha adequada do sistema para cada caso específico.  

 

Dependendo da competência envolvida, seja nos Procedimentos da Lei 12.153/2009 (Juizados da Fazenda Pública) ou nos Procedimentos da Lei 9.099/95 (Juizados Cíveis e Criminais), há um sistema dedicado para cada protocolo, o que pode frequentemente causar confusão durante o processo de peticionamento. 

 

A nova funcionalidade de “distribuição” oferece um direcionamento preciso sobre qual comarca é responsável por receber processos de municípios sem comarcas próprias, minimizando confusões e os custos de redistribuição.  

 

Sofia também oferece uma funcionalidade de busca eficaz para agilizar a comunicação com unidades judiciárias e administrativas, que podem ser acessadas na página dos Juizados Especiais escolhendo as opções Distribuição ou Contato das Unidades. 

 

A outra nova função é a pesquisa de precedentes qualificados. Esta ferramenta permite a consulta centralizada de decisões e jurisprudências, simplificando significativamente o trabalho dos servidores que buscam acesso rápido a informações jurídicas consolidadas. 

 

A inovação dessa ferramenta é que a assistente Sofia agora manterá sua base de dados atualizada, periodicamente, permitindo a busca por palavras-chave em temas específicos, proporcionando uma abordagem mais eficiente e centralizada.  

 

Antigamente, o sistema realizava as pesquisas em diversos sites de tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), bem como em nossa própria corte, que inclui súmulas da Turma de Uniformização, Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) e Incidente de Assunção de Competência (IAC), apenas no momento da busca.  

 

Conforme a Coordenação dos Juizados Especiais – unidade dirigida pelo desembargador Paulo Alberto Nunes Chenaud -, essas melhorias representam um passo importante para uma justiça mais ágil e acessível. 

 

Clique aqui para acessar o site dos Juizados e ter acesso a função de distribuição, através da Sofia  

Acesse aqui a função de pesquisa de precedentes qualificados

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Esquecidos: DF enterra, em média, 56 cadáveres não reclamados por ano

Apenas em abril deste ano, o Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal registrou quatro cadáveres que chegaram à unidade, mas não foram reclamados por familiares ou conhecidos. Desses, pelo menos um não havia sequer sido identificado. Segundo dados do instituto, por ano, a entidade recebe e sepulta, em média, 56 cadáveres não reclamados. Desses

Por falta de pagamento de pensão alimentícia, Jô é preso antes do jogo do Amazonas

O atacante Jô, ex-Corinthians e Atlético Mineiro e atualmente no Amazonas, foi preso na noite desta segunda-feira (6), no Estádio Moisés Lucarelli, antes da partida entre Ponte Preta e Amazonas, pela 3ª rodada da Série B, por falta de pagamento de pensão alimentícia. Jô estava escalado como titular pelo Tigre para o duelo. A Polícia

Rodovias da morte: veja 3 estradas no DF com mais óbitos em 10 anos

Mais da metade dos acidentes de trânsito fatais registrados no Distrito Federal nos últimos 10 anos ocorreram em rodovias. De acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), entre 2014 e 2023, houve 2.799 acidentes com morte na capital federal. Desses, 57,63% foram em rodovias. Dentre as vias mais mortais estão a BR-020, com 212