Lula pode afetar o lucro da Vale (VALE3)? Confira outra recomendação para buscar dividendos próximos de 10%

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos


41397

As ações da Vale (VALE3) vem caindo nos últimos dias, desde que a companhia se envolveu em mais uma “polêmica”. A empresa do ramo da mineração anunciou no último dia 8 que decidiu manter o CEO Eduardo Bartolomeo no cargo até o fim do ano. Desde então, os papéis da Vale já desvalorizaram mais de 9%. O mandato de Bartolomeo terminaria no fim de maio, e desde o começo do ano, se discute a respeito de sua sucessão.  Em janeiro, o governo chegou a tentar emplacar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, como sucessor de Bartolomeo. Na ocasião, as ações VALE3 também despencaram.

Para Henrique Cavalcante, analista de ações da Empiricus Research (empresa do Grupo BTG), o adiamento da escolha do novo CEO aparenta ser uma manobra para ganhar tempo de modo a conduzir o processo de sucessão com mais calma. O analista comentou o caso da Vale em entrevista ao programa Giro do Mercado. Segundo Henrique, o atraso também serve como “medida de boa vizinhança” para o governo. A Vale é uma empresa privatizada, mas opera suas minas por esquema de concessões da ANM (Agência Nacional de Mineração) — de modo que um bom relacionamento com o governo é bem quisto pela companhia.

Vale lembrar que no fim do mês passado, o presidente chegou a dizer que “a Vale não pode pensar que é dona do Brasil”, e que “as empresas brasileiras precisam estar de acordo com o entendimento de desenvolvimento do governo brasileiro.” Na visão de Henrique, embora Bartolomeo tenha se mostrado um CEO competente, o atraso do Conselho de Administração da Vale em decidir sua sucessão não muda o cenário de incerteza pelo qual a companhia passa. A situação coloca em questão a estratégia da companhia para o médio prazo, diz Henrique Cavalcante.

O risco político preocupa o analista, pela possibilidade que um aliado do governo acabe se tornando CEO — e o lucro da empresa fique em segundo planoAlém disso, os resultados da Vale sofreram com o impacto da desaceleração da demanda global por minério de ferro, muito por consequência da dificuldade de crescimento da economia chinesa. Por conta desses fatores, atualmente a Empiricus Research não tem recomendação de compra para a Vale. Diz o analista:

“A gente tem uma posição neutra hoje na casa porque a gente não consegue ver ventos positivos mais claros para manter uma posição comprada. (…) O horizonte ficou ainda mais difícil para a Vale.”

CONFIRA UMA RECOMENDAÇÃO DA EMPIRICUS RESEARCH PARA INVESTIR NO LUGAR DE VALE3

Recomendação: confira a empresa que pode entregar ‘yields próximos a 10%’

Embora os analistas da Empiricus Research considerem que agora não é o momento propício para investir em VALE3, a casa de análise tem recomendação de compra de uma outra empresa do setor da mineração e siderurgia. A ação faz parte do portfólio composto por boas pagadoras de dividendos, selecionadas pela equipe de analistas da casa. Segundo as projeções, os yields da ação ficam próximos a 10%, incluindo recompras nos próximos anos.

Além disso, os analistas salientam que a companhia tem margens resilientes e baixo endividamento, além de seguir gerando caixa e distribuindo bons proventos a seus acionistas mesmo em meio às dificuldades do setor. E, é claro, é importante ressaltar que a escolha da Empiricus Research não corre risco político, como é o caso da Vale. As ações recomendadas pela equipe de análise da Empiricus Research também estão negociando a múltiplos atrativos, então a recomendação é comprar agora para poder surfar o upside e os futuros dividendos.

TESE COMPLETA AQUI: VEJA O NOME DA AÇÃO GRATUITAMENTE

Acesse a lista completa de recomendações gratuitamente

A siderúrgica é apenas uma das recomendações dos analistas da Empiricus Research. A ação faz parte de uma carteira toda voltada para buscar lucro com dividendos, sem abrir mão de boas perspectivas de upside. Para você ter uma ideia, a carteira já entregou um retorno de 20,2% desde a sua criação, em 1° de novembro de 2023, até 29 fevereiro de 2024 — isso corresponde a 144% do rendimento do Ibovespa no mesmo período. Normalmente, as recomendações desse tipo são exclusivas para os assinantes das séries da Empiricus Research. Mas clicando em qualquer link desta reportagem, você pode acessar a carteira completa gratuitamente.

Além da ação recomendada no setor siderúrgico, a carteira também conta com papéis no setor bancário, elétrico, e da construção civil. Ou seja, trata-se de um portfólio diversificado capaz de capturar valor em diversas frentes — e garantir um fluxo de dividendos recorrentes para a sua conta bancária. Repito: você não paga nada para conferir o conteúdo. É só clicar no link abaixo e preencher seus dados para receber as instruções de acesso direto no seu email.

GRATUITO: CONFIRA A CARTEIRA COMPLETA DE DIVIDENDOS 

Não perca nenhuma novidade sobre a Vale

Para ficar sabendo sobre os próximos desdobramentos do caso da Vale e estar a par sobre tudo que afeta o seu bolso, é só acompanhar o Giro do Mercado. O programa diário traz os analistas da maior casa de análise independente do Brasil, a Empiricus Research, para discutir os acontecimentos mais recentes do mercado. Você pode conferir o programa onde Henrique Cavalcante falou sobre a Vale abaixo:

 

Ou se preferir receber os melhores momentos do Giro do Mercado toda semana diretamente no seu email, é só clicar no link abaixo e preencher seus dados:

QUERO RECEBER OS MELHORES MOMENTOS DO GIRO DO MERCADO NO MEU EMAIL

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Desoneração da folha de pagamentos cria nova frente de batalha entre governo e Congresso

A medida que mantém a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores até 2027 gerou polêmica entre o Congresso Nacional, STF e o governo federal. Defensores alegam que a proposta visa estimular o crescimento econômico, enquanto o governo questiona o impacto financeiro. A desoneração da folha, adotada pela Medida Provisória nº 540/2011 e convertida

STF tem quatro votos para manter suspensão da desoneração da folha de pagamento

O STF (Supremo Tribunal Federal) registra até o momento o placar de 4 votos a 0 para manter a suspensão da desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios até 2027. Na quinta-feira (25), em decisão monocrática do Cristiano Zanin, em resposta a uma ação protocolada

Presidente do Senado diz que irá recorrer da suspensão da desoneração da folha

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta sexta-feira (26), que irá recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que suspendeu a desoneração da folha de pagamento de setores intensivos em mão de obra. Zanin suspendeu nesta quinta (25) a desoneração alegando que o Congresso não