Anticiclone: entenda fenômeno que deve atingir o país até maio

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nos próximos dias, um fenômeno meteorológico conhecido como anticiclone, ou zona de alta pressão, tomará conta de parte do Brasil, impactando diretamente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. O sistema, caracterizado por uma massa de ar seco e quente, agirá como uma barreira atmosférica, dificultando a formação de nuvens e promovendo um aumento das temperaturas.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Andrea Ramos, o anticiclone é uma área de alta pressão que mantém o ar seco e quente em sua área de influência, inibindo a formação de nuvens de chuva. Este padrão climático já está gerando alertas de baixa umidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Prevê-se que o anticiclone se fortaleça nos próximos dias sobre Mato Grosso do Sul e Paraná, antes de migrar para o Sudeste entre o final de abril e início de maio.

Devido à sua natureza descendente, o anticiclone impede a ascensão do ar, dificultando a chegada de frentes frias e favorecendo a permanência do ar seco e quente.

Onda de calor Segundo previsões da Climatempo, o Brasil está prestes a enfrentar outro episódio de onda de calor, mesmo durante o outono. Caso se confirme, esta será a quarta vez que o país registra temperaturas recordes desde o início de 2024.

As regiões mais afetadas serão Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná, centro-oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso e áreas de Goiás. Alertas de perigo potencial para baixa umidade do ar foram emitidos para algumas regiões desses estados, com umidade relativa variando entre 30% e 20%.

Apesar da média de temperatura em São Paulo para abril estar abaixo do normal, a previsão da Climatempo indica máximas de 32 ºC no domingo (28/4) e na segunda-feira (29/4).

Onda de calor: veja 7 dicas de como se proteger das altas temperaturas A tendência é que as temperaturas permaneçam elevadas até o dia 2 de maio.

Pouca chuva nos próximos dias Com o Brasil em transição para o período de seca, não são esperadas chuvas significativas na maior parte das regiões nos próximos dias, de acordo com o Inmet. As chuvas ficarão restritas aos extremos do Brasil.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Madonna agradeceu ao Brasil após seu show histórico em Copacabana, que recebeu cerca de 1,6 milhão de pessoas na noite deste sábado (4). Para celebrar o sucesso do evento, a Rainha do Pop escolheu um vídeo dançando ao lado de Pabllo Vittar, com as duas segurando bandeiras do país. A

Em homenagem às mães, Salão do Artesanato chega à 17ª edição

O Brasil é um país muito rico em produção cultural, seja ela artística ou artesanal, e cada região tem características marcantes. Reunir um pouco dessa riqueza e valorizar o trabalho desenvolvido por profissionais dos quatro cantos do território nacional, que, nos produtos, contam a história de cada localidade, com matérias-primas e recursos naturais específicos, é

Ceni explica manutenção da zaga, valoriza triunfo e fala sobre tragédia no RS

Em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo (5), no Nilton Santos, com gols marcados por Ratão e Everaldo, o Bahia triunfou sob o Botafogo pelo placar de 2 a 1. O treinador analisou os principais pontos do triunfo do tricolor baiano no Rio de Janeiro. "Para mim a manutenção (da zaga) se