Servidor da Receita alvo da PCDF cancela dívida de R$ 13 mi de empresa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17/4), a Operação Publicanos para cumprir três mandados de busca e apreensão contra um servidor do alto escalão da Subsecretaria da Receita do Distrito Federal (Surec) suspeito de infringir dever funcional.

A coluna apurou que o servidor investigado é Sebastião Melchior Pinheiro, subsecretário da Receita. A Justiça determinou a suspensão de exercício da função pública dele, bem como a proibição de seu acesso às dependências da Subsecretaria da Receita do Distrito Federal (Surec) e da Secretaria de Economia do Distrito Federal. Ele deverá ser exonerado.

A investigação indica que o servidor, se valendo do cargo que ocupa, cancelou, de forma célere e sem embasamento, duas Certidões de Dívida Ativa (CDA) que totalizavam o valor aproximado de R$ 13 milhões após solicitação de uma empresa.

O servidor teria fundamentado a decisão de cancelamento em questão que já havia sido apreciada e rejeitada pelo Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais (Tarf).

As medidas são cumpridas na casa do investigado, na sede da Surec e em outro setor da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal.

A investigação é conduzida pela Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCor) vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária (Pdot).

“A polícia destaca que há inegável prejuízo ao erário e benefício ao referido contribuinte ante o cancelamento, pois além de atrasar o recebimento dos tributos pelos cofres públicos, vez que as CDAs são títulos executivos extrajudiciais que permitem ajuizamento pela Fazenda Pública da respectiva ação de execução, também fere o princípio da isonomia, trazendo vantagem indevida para esse contribuinte em relação aos demais que obtiveram desfechos diferentes em situações idênticas”, ressaltou a PCDF.

A conduta também impede a apuração criminal, uma vez que o cancelamento afasta a materialidade de eventual crime tributário.

Segundo a PCDF, as buscas têm como objetivo a consolidação e robustecimento dos elementos probatórios já coligidos para conclusão do inquérito em andamento, visando arrecadar maiores elementos de prova, além de apurar o possível envolvimento de outras pessoas e outras práticas similares praticadas pelo servidor.

Os suspeitos estão sendo investigados, na medida da participação, pela possível prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e crime funcional contra a ordem tributária. Caso condenados, as penas podem chegar a 20 anos de prisão.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governador e presidentes da AL-BA e CMS participam de posse do novo presidente do TRE-BA

O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto assumiu, nesta segunda-feira (29), a presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em uma cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador. O evento contou com a presença destacada do governador Jerônimo Rodrigues, e dos presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA)

Marcelo Werner recebe Capitão Alden para tratar sobre reconhecimento facial

A discussão quanto à efetividade das câmeras de reconhecimento facial utilizadas pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados continua a repercutir, especialmente, sobre os relatos de eventuais casos de "falhas" na identificação de "foragidos" da Justiça. Na tarde desta segunda-feira (29), o titular da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, juntamente com

Dupla é presa em rodovia com mais de 300 celulares sem notas fiscais

São Paulo – Dois homens foram presos na manhã desta segunda-feira (29/4) na rodovia Assis Chateaubriand, em Narandiba, no interior de São Paulo, com mais de 300 celulares estrangeiros sem comprovação fiscal. Os aparelhos foram encontrados no compartimento de carga de um caminhão, com placas de Cascavel, no Paraná, foi abordado pela fiscalização no km