Juiz suspende resolução do governo sobre aborto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo



O juiz federal Leonardo Tocchetto Pauperio suspendeu, ontem (24/12), uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que tratava sobre o aborto em crianças.

A decisão provisória atendeu a um pedido da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que entrou com uma ação na Justiça Federal para anular a resolução do colegiado.

A resolução, aprovada na segunda-feira (23/12) pelo Conanda, estabelece a regulamentação do aborto legal para menores vítimas de violência sexual em todo o Brasil.

Damares argumentou que houve irregularidades durante a votação da resolução, mencionando que um pedido de vista foi rejeitado pela presidente do colegiado, Marina De Pol Poniwas.

O juiz concordou com os argumentos da senadora em relação ao pedido de vista negado, sem avaliar o conteúdo da resolução em si.

O magistrado afirmou que o pedido de vista implica a suspensão automática da decisão até que seja analisado, o que não ocorreu no caso. Ele ressaltou que a resolução foi aprovada de forma “ilegal” pelo Conanda.

O juiz alertou para os efeitos jurídicos imediatos da resolução, que poderiam prejudicar o processo, destacando a existência de riscos de danos irreparáveis.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Planalto assume comunicação do novo ministro da Justiça

O Palácio do Planalto assumiu temporariamente a comunicação do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima. A mudança, anunciada nesta...

Advogada do “leva e traz” foi casada com liderança do Comboio do Cão

A advogada fake Tatiane da Silva Alves Ferreira, 37 anos, foi indiciada pela Polícia Federal por integrar um esquema de “leva e traz”...

Grávida e feliz: a volta por cima da jovem escalpelada em kart do DF

Dois anos após um grave acidente de kart na região administrativa do Paranoá, no Distrito Federal, Heloísa Cristina Heliodoro — que sofreu escalpelamento...