Juiz suspende resolução do governo sobre aborto

Publicado:



O juiz federal Leonardo Tocchetto Pauperio suspendeu, ontem (24/12), uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que tratava sobre o aborto em crianças.

A decisão provisória atendeu a um pedido da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que entrou com uma ação na Justiça Federal para anular a resolução do colegiado.

A resolução, aprovada na segunda-feira (23/12) pelo Conanda, estabelece a regulamentação do aborto legal para menores vítimas de violência sexual em todo o Brasil.

Damares argumentou que houve irregularidades durante a votação da resolução, mencionando que um pedido de vista foi rejeitado pela presidente do colegiado, Marina De Pol Poniwas.

O juiz concordou com os argumentos da senadora em relação ao pedido de vista negado, sem avaliar o conteúdo da resolução em si.

O magistrado afirmou que o pedido de vista implica a suspensão automática da decisão até que seja analisado, o que não ocorreu no caso. Ele ressaltou que a resolução foi aprovada de forma “ilegal” pelo Conanda.

O juiz alertou para os efeitos jurídicos imediatos da resolução, que poderiam prejudicar o processo, destacando a existência de riscos de danos irreparáveis.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motociclista é preso em flagrante com drogas no Parque Solar Boa Vista, em Salvador

Policiais militares da 26ª CIPM prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas na Avenida Laurindo Régis,...

PF vê retrocesso em alterações feitas por Derrite no texto antifacção

A Polícia Federal divulgou uma nota nesta segunda-feira, expressando preocupação com as alterações propostas pelo relator Guilherme Derrite (PP-SP) no Projeto Antifacção em...