Governador defende redução de maioridade após caso de estupro coletivo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a defender a maioridade penal nesta terça-feira, ao comentar a apreensão de quatro adolescentes e de um adulto suspeitos de envolvimento em um estupro coletivo contra duas crianças, de 7 e 10 anos, em Cidade Tiradentes, na zona leste. A autoridade afirmou que é preciso endurecer a resposta do Estado diante de crimes graves e reforçou a necessidade de punição adequada para quem comete esse tipo de violência.

Entenda o caso

  • Duas crianças, de 10 e 7 anos, foram atraídas por quatro adolescentes e um adulto a um imóvel da região após serem convidadas para soltar pipa, no dia 21 de abril.
  • Ao chegar ao local, as crianças foram abusadas sexualmente.
  • Alessandro Martins dos Santos, 21 anos, gravou os abusos com o próprio celular e pediu a um adolescente que continuasse a filmagem.
  • A gravação foi enviada por Alessandro a um grupo no WhatsApp e acabou caindo nas redes sociais.
  • A irmã de uma das vítimas registrou boletim de ocorrência no dia 24 de abril, após tomar conhecimento da divulgação do material.

Quatro adolescentes foram apreendidos e o adulto foi preso no interior da Bahia. Dois dos menores são irmãos, e a prisão do último investigado ocorreu na manhã de 4/5, no bairro Ermelino Matarazzo, em São Paulo. Alessandro chegou à capital paulista na tarde de 5/5. Segundo a polícia, o adulto ainda não foi ouvido pelas autoridades, enquanto os demais jovens confessaram participação no crime.

Próximos passos da investigação: a polícia busca identificar quem compartilhou as imagens dos abusos nas redes sociais. A apuração aponta que o adulto filmou o estupro e enviou o material a conhecidos pelo WhatsApp; quem divulgou pode ser indiciado. As autoridades também pedem que as pessoas que estão publicando os vídeos parem de expor as vítimas, mesmo que o objetivo seja repudiar o crime.

Além disso, a equipe de investigações apura a possibilidade de moradores da cidade terem ameaçado as famílias das vítimas para que o caso não fosse denunciado. O tema volta a ganhar espaço no debate público sobre segurança, responsabilização e proteção de crianças. Compartilhe sua opinião sobre como a sociedade deve enfrentar esse tipo de crime e qual é o papel das autoridades.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Vigilantes anunciam greve no DF por tempo indeterminado

Distrito FederalAtividades serão suspensas no DF pela categoria até que "uma proposta de convenção coletiva" seja assinadaCompartilhar notícia Vigilantes do Distrito Federal entram em...

Eleições Peru: Fujimori alcança votos suficientes para vencer disputa

Keiko Fujimori lidera as projeções das eleições presidenciais do Peru, com folga suficiente para confirmar a vitória no segundo turno à medida que...

Juíza nega liminar pedida por Ana Paula Renault contra Adrilles

Resumo: A Justiça de São Paulo negou o pedido de tutela de urgência feito por Ana Paula Renault para a retirada de conteúdos...