Presidente do Iges-DF, Cleber Monteiro é destituído do cargo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) anunciou nesta sexta-feira, 6 de maio, a destituição de seu presidente, Cleber Monteiro Fernandes, e a nomeação de Eliane Souza Abreu para chefiar a instituição, responsável pela gestão de serviços de saúde na região. A mudança marca uma guinada na condução da saúde pública no Distrito Federal.

A decisão foi assinada pelo secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, que também é presidente do Conselho de Administração (Consad) do Iges-DF. Cleber Monteiro, delegado aposentado, estava à frente do instituto desde março de 2025. O ato destituidor ocorreu de forma rápida, abrindo espaço para a nova titular assumir o comando.

A nova presidente, Eliane Souza Abreu, é enfermeira, com mestrado em gestão da saúde. Ela já ocupou o cargo de superintendente do Hospital Regional de Santa Maria, atuou como diretora de assistência da Mediall Brasil e foi supervisora de UTI no Hospital Daher.

O Conselho de Administração também convocou uma reunião para 8 de maio com o objetivo de convalidar a decisão de mudança de liderança. Em nota apresentada à equipe, Cleber Monteiro afirmou que liderar o Iges-DF foi um dos maiores desafios de sua trajetória e destacou que, ao encerrar o ciclo, olha para as milhares de pessoas que dependem de serviços de saúde de qualidade no Distrito Federal, muito além de números.

A nota de despedida reforçou agradecimentos ao ex-Governador Ibaneis Rocha pela oportunidade e à governadora Celina Leão pela presença constante. Monteiro elogiou a equipe multiprofissional e disse que a gestão de saúde é resultado de esforço coletivo, celebrado pelas vitórias alcançadas na modernização da assistência hospitalar.

A mensagem final reforçou que o Iges-DF é uma instituição viva, resiliente e essencial, com a missão de avançar para ampliar a qualidade da assistência à população do Distrito Federal. A expectativa é que a nova gestão mantenha o foco em pautas sensíveis e urgentes para a saúde da cidade.

E você, o que espera dessa mudança na gestão do Iges-DF? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como acredita que a nova liderança pode impactar o atendimento nas unidades de saúde da região.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição a juízes

A Primeira Turma do STF decidiu que a aposentadoria compulsória não é mais a punição máxima para magistrados. Em casos de infração grave,...

Make de Copa no dia a dia: dicas para usar verde e azul sem exageros

Uma maquiadora revela que é possível usar as cores da seleção brasileira no dia a dia com elegância. Verde, amarelo e azul aparecem...

Defesa de ex-presidente do BRB pede liberdade provisória ao STF e critica PGR por travamento de delação

Resumo: a defesa de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, pediu ao STF liberdade provisória, alegando que ele busca colaborar com as investigações...