Dono da Ultrafarma e fiscais da Fazenda de SP são denunciados por organização criminosa e fraude tributária

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou o empresário Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma, e mais 10 pessoas por corrupção, lavagem de dinheiro e fraude tributária. A acusação envolve a liberação irregular de créditos de ICMS-ST na Secretaria da Fazenda de São Paulo, em um esquema apurado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (GEDEC) entre 2021 e 2025. A denúncia aponta quatro núcleos de atuação: aprovação dos créditos, elaboração dos pedidos, ocultação da origem dos recursos e representação das empresas beneficiadas.

Parte dos investigados já responde a processos por corrupção e lavagem de dinheiro. Quatro estão presos preventivamente, enquanto um permanece foragido e foi incluído na lista da Interpol.

As investigações identificaram transferências superiores a R$ 81 milhões para empresas vinculadas ao núcleo financeiro, além de movimentações societárias bilionárias usadas para dificultar a rastreabilidade do dinheiro. O MP-SP sustenta que o esquema funcionou entre 2021 e 2025, com a finalidade de beneficiar financeiramente o grupo envolvido.

Entre os fatos analisados, uma empresa, registrada em nome da mãe de Artur Gomes da Silva Neto, teve evolução patrimonial de cerca de R$ 411 mil para mais de R$ 2 bilhões em apenas dois anos. Os promotores apontam ainda a participação de Fátima Regina Rizzardi e Maria Hermínia de Jesus Santa Clara como auxiliares técnicas, manipulando arquivos digitais e usando certificados da Ultrafarma para protocolar pedidos de restituição tributária.

Outras medidas apontadas envolviam Artur Neto, supervisor na Secretaria da Fazenda, e Murakami, lotado no posto fiscal responsável pelas solicitações, que teriam atuado para agilizar aprovações e viabilizar a venda dos créditos recebidos como ativos financeiros. A denúncia estima que a Ultrafarma tenha sido beneficiada indevidamente em mais de R$ 327 milhões, destacando um esquema estruturado em quatro núcleos e dezenas de envolvidos.

Meta descrição: Denúncia do MP-SP envolve Ultrafarma e um esquema de ICMS-ST em São Paulo, com quatro núcleos operacionais, valores expressivos e autoridades em campo. Palavras-chave: MP-SP, Ultrafarma, ICMS-ST, GEDEC, corrupção, Fazenda de São Paulo.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Menina foge de casa e é encontrada escondida entre caminhões na Dutra

Uma menina de 11 anos foi localizada pela Polícia Rodoviária Federal na Rodovia Presidente Dutra, em Taubaté, interior de São Paulo, após fugir...

Operação da PF desmonta estrutura de garimpo ilegal no Rio Madeira

PF e Ibama deflagraram a Operação Iracema para enfrentar a extração de minério de forma ilegal no Rio Madeira. A ação resultou na...

Pai planeja morte de filho pelo ChatGPT e é preso após alerta do FBI

Resumo: Em Espírito Santo, um homem de 36 anos foi preso preventivamente sob suspeita de planejar a morte do próprio filho para evitar...