Bahia participa de mobilização nacional do Ministério da Saúde para ampliar cirurgias pelo SUS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governo federal lança uma mobilização inédita para atender pacientes do SUS por meio de hospitais privados e filantrópicos, oferecendo atendimento gratuito em troca de créditos fiscais federais. A ação, prevista para este fim de semana, visa reduzir filas, ampliar o acesso e acelerar cirurgias e exames especializados em todo o país.

Na Bahia, o Hospital Alagoinhas (privado) e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana vão realizar 171 procedimentos adicionais no SUS durante dois dias, incluindo cirurgias de retirada de vesícula, hérnia, próstata e útero.

A operação integra o programa Agora Tem Especialistas, que usa créditos financeiros para quitar dívidas do SUS e reativa estruturas ociosas para ampliar o atendimento. Ao todo serão cerca de 16 mil procedimentos, sendo 2,3 mil por meio de créditos e mais de 13 mil pela modalidade que movimenta a rede pública já instalada.

O Ministério da Saúde identificou salas cirúrgicas ociosas em unidades municipais e estaduais e contratou o que faltava em equipes, insumos e equipamentos. “Estamos cumprindo o compromisso do governo com a população e levando o SUS para todas as regiões do país. Hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalham juntos para que o cuidado chegue mais rápido”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

A mobilização envolve 20 estados e 46 estabelecimentos de saúde, com a participação de estados como Acre, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Em ações piloto, outras regiões já receberam o programa.

Antes, já haviam ocorrido ações piloto em Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Maués (AM), Canoas (RS), São Lourenço (RS) e Santarém (PA), com mais de 10,3 mil cirurgias e atendimentos integrados, reduzindo filas em regiões historicamente desassistidas.

Como resultado, a iniciativa promete acelerar o atendimento especializado, ampliar a capacidade de atendimento do SUS e oferecer novas opções para quem espera há meses por uma cirurgia ou exame. E você, o que acha dessa mobilização? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Estudante da rede estadual conquista terceira medalha de ouro em olimpíada nacional de Matemática

Resumo: A Bahia brilhou na OBMEP com Nykolas Nascimento Jesus, 17 anos, estudante da rede estadual, ao conquistar ouro nacional pela terceira vez....

São João e Copa do Mundo inspiram atividade integrativa no Ambulatório de Fibrose Cística do HGESF

Em clima de São João e da Copa do Mundo, o Serviço de Psicologia do Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF) liderou a...

Acidente entre carreta de fertilizantes e carro engaveta trânsito na BR-324

Resumo: Um acidente entre carro e caminhão, carregado de adubo, gera grande congestionamento no km 540 da BR-324, próximo à saída de Terra...