EUA: extremista pega 17 anos de prisão por invasão ao Capitólio

Publicado:

A Justiça dos Estados Unidos condenou Joseph Biggs, ex-líder de extrema direita do grupo “Proud Boys”, a 17 anos de prisão nesta quinta-feira (31/8). Ele é apontado como um dos líderes do ataque ao Capitólio, sede do Legislativo norte-americano, no dia 6 de janeiro de 2021.

Entre as acusações contra Biggs está conspiração para tentar impedir a troca de poder entre o então presidente Donald Trump e o eleito, Joe Biden.

Os promotores pediram ao juiz distrital Timothy Kelly que Biggs fosse condenado a 33 anos de prisão. Segundo eles, o ex-líder de extrema direita e outros réus “se posicionaram intencionalmente na vanguarda da violência política neste país”.

No dia das invasões, os apoiadores de Trump conseguiram derrubar a barreira formada pela polícia e entrar na sede do Legislativo. Dentro do prédio público, os invasores ameaçaram jornalistas e congressistas.

A sentença de Joseph Biggs é a segunda mais longa para um réu condenado pelos ataques ao Capítulo. O recorde é a pena de 18 anos dada ao fundador do Oath Keepers, Stewart Rhodes.

Relembre o caso A invasão ao Capitólio ficou marcada na história dos Estados Unidos como um grande ataque terrorista contra a democracia norte-americana. O atentado aconteceu durante uma sessão conjunta do Congresso que confirmara a vitória de Biden nas eleições de 2020. Na época, apoiadores de Trump realizaram uma manifestação alegando que a votação presidencial teria sido fraudada.

Trump tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado pelo democrata Joe Biden.

Além dos congressistas e jornalistas, o vice-presidente de Trump, Mike Pence, também estava no Capitólio no momento dos ataques.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Urgência para projeto da anistia está completando um mês desde que foi aprovada, mas votação foi novamente adiada

O projeto de anistia para presos e condenados pelos eventos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, não será votado nesta...

Após MP do IOF, Haddad diz que orçamento de 2026 pode ser alterado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou na última quarta-feira (15/10) que a alteração do orçamento para 2026 é uma das opções consideradas...

‘Segundo Amor da Sua Vida’: Equipe de Marília Mendonça anuncia lançamento de faixa inédita da cantora

Os fãs da eterna Rainha da Sofrência estão animados. A equipe de Marília Mendonça anunciou que uma...