Governo de Milei anuncia construção de cerca na fronteira com Bolívia

Publicado:

Sintonizado com a política anti-imigração de Donald Trump nos Estados Unidos, o governo argentino lançou, nesta segunda-feira (27), uma licitação para instalar uma cerca de 200 metros na cidade de Aguas Blancas, no norte da Argentina, em sua fronteira com a Bolívia.

Em entrevista á rádio local, Adrián Zigaran, interventor da cidade de Aguas Blancas, argumentou que “foi solicitada a construção de uma cerca linear para evitar que as pessoas cheguem à cidade sem passar pela migração”.

Em dezembro de 2024,  o presidente do país, Javier Milei, anunciou o “Plano Güemes” com o objetivo de combater crimes como o tráfico de drogas na fronteira de Salta (norte), e com foco nas cidades de Aguas Blancas, onde pretende construir a cerca, e Orán, situadas a cerca de 1.600 quilômetros de Buenos Aires.

O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia mostrou descontentamento e disse que “qualquer medida unilateral pode afetar a boa vizinhança e a convivência pacífica entre povos irmãos”.

A grade de dois metros de altura seria instalada na região do rio Bermejo, a fronteira natural entre Argentina e Bolívia, no trajeto entre o escritório de migração e o terminal de ônibus da cidade argentina.

ALIADO DEFENDIDO

Em discurso proferido no 80º aniversário da libertação do campo de extermínio nazista de Auschwitz, na última segunda-feira (27), o mandatário argentino saiu em defesa de Elon Musk, bilionário e aliado de Trump, pelo gesto associado a corrente nazifascista na posse do republicano norte-americano, em 20 de janeiro.

“Cuidado com aqueles que de forma banal lançam acusações e categorizações de nazista a qualquer um que não coincida com sua forma de pensar, como expressões de esquerda em todo o mundo fizeram com meu amigo Elon Musk, que é um defensor incontestável do Estado de Israel”, disse Milei.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação Bebidas Etílicas coleta amostras durante fiscalização em Salvador

A Operação Bebidas Etílicas foi realizada na manhã desta terça-feira (14) em Salvador. Essa ação é resultado de uma parceria entre a Polícia...

Dino cancela sessão do núcleo 4 da trama golpista de quarta (15/10)

O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Flávio Dino, cancelou a sessão de julgamento dos réus do núcleo 4...

CNJ concede prazo final para vara da Bahia regularizar 11 mil processos paralisados

Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostrou que a 5ª Vara de Fazenda Pública de Salvador acumula 11.103 processos parados há...