Trump aprova atacar o México para combater narcotráfico: ‘Por mim, ok’

Publicado:

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira, 17, que estaria disposto a autorizar ataques dos Estados Unidos ao México focados em combater os cartéis de drogas, se necessário. Durante uma coletiva na Sala Oval, ele respondeu a perguntas sobre a sua estratégia para enfrentar o narcotráfico, afirmando que lançaria operações no México. “Por mim, ok. O que for necessário para deter as drogas”, disse Trump.

Trump argumentou que suas ações poderiam salvar milhões de vidas, destacando que os EUA devem pressionar o México a agir de maneira mais eficaz contra os cartéis. Desde o início de sua presidência, o republicano tem criticado o governo mexicano por falta de ação nesse sentido.

Além disso, o presidente americano aumentou a presença militar dos EUA no Caribe para combater traficantes de drogas em vários países da América Latina, incluindo a Venezuela. Ao ser questionado sobre o presidente venezuelano Nicolás Maduro, Trump reiterou que, em algum momento, falaria com ele, mas não descartou o envio de tropas americanas à Venezuela.

As declarações de Trump coincidem com um aumento das tensões envolvendo a mobilização militar dos EUA na região. Este deslocamento é visto por Maduro e seus aliados como uma tentativa de desestabilização do governo venezuelano, acusado por Washington de ser um “terrorista” no tráfico de drogas, o que o presidente da Venezuela nega.

Atualmente, a mobilização militar dos EUA no Caribe e no Pacífico inclui um porta-aviões, navios de guerra e aviões stealth. Desde o início das operações, os Estados Unidos realizaram cerca de vinte ataques contra embarcações envolvidas no tráfico, resultando em pelo menos 83 mortes.

Agora, é a sua vez de opinar. O que você acha das declarações de Trump e das ações dos EUA na América Latina? Deixe seu comentário e compartilhe sua visão sobre esta situação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hamas lamenta aprovação de plano de paz de Trump: ‘Não responde aos direitos dos palestinos’

O Hamas manifestou insatisfação após a aprovação do plano de paz de Donald Trump pelo Conselho de Segurança da ONU. A...

Governo anuncia demarcação de 10 territórios indígenas após protestos na COP30

O governo federal divulgou na segunda-feira (17) a demarcação de dez novos territórios indígenas, em resposta a protestos de comunidades na COP30, realizada...

Papa cobra ações concretas em mensagem à COP30: ‘Mudança climática não é ameaça distante’

O papa Leão XIV fez um apelo direto a líderes globais nesta segunda-feira, durante uma mensagem em vídeo, onde enfatizou a...