Com um investimento de R$ 1,8 milhão, a Prefeitura de Salvador entregou, nesta segunda-feira (9), mais uma obra de contenção de encosta em Mirantes de Periperi, na 1ª Travessa Antônio Teixeira, para oferecer maior segurança às famílias da região. Até o momento, essa intervenção já protegeu mais de 570 áreas de risco na capital baiana.
Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis revelou que, até o fim do ano, serão quase 650 áreas protegidas, destacando que houve investimentos históricos na proteção de encostas. “Não estamos imunes às chuvas, mas somos mais resilientes”, reforçou.
A obra foi realizada com recursos próprios do município. Segundo o gestor, antes precisava de recursos dos governos estadual ou federal. “A gente administra bem o dinheiro para fazer tantas coisas; as encostas sempre foram prioridade”, afirmou.
A intervenção ocorreu em uma área de 523 m² e empregou técnicas de solo grampeado e cortina atirantada, incluindo muro de flexão, alvenaria de pedra, escadaria, guarda-corpo, revestimento vegetal, pavimentação, passeio e drenagem.
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Adriano Silveira, destacou que a contenção traz mais tranquilidade aos moradores, e que todas as áreas de risco da cidade estão mapeadas e sob análise para intervenções conforme a prioridade. “Essa é a prioridade”, comentou.
Moradora há mais de 20 anos, Carmen Lúcia Santos relatou o medo durante as chuvas: “quando chovia muito, descia terra e eu ia para a casa da vizinha. Hoje é só felicidade.” Ela também citou a opinião da comunidade: “os prefeitos vinham e falavam, mas Bruno Reis deu o pontapé inicial”.
Bruno Reis ressaltou ainda que 86% dos recursos são investidos nas regiões mais carentes, como o Subúrbio Ferroviário, citando Mirantes e outros empreendimentos como exemplos do trabalho da gestão junto às pessoas. A ideia é manter a cidade mais segura e preparada para futuras chuvas.
E você, o que acha das ações da prefeitura para proteger famílias contra deslizamentos? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre segurança e infraestrutura na sua região.

Facebook Comments