TAGS

Salvador aguarda definição de repasse para executar redução de filas para exames e cirurgias eletivas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A secretária de Saúde e vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT), pontuou que o município aguarda a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definir o valor do montante que será repassado para que assim possa dar início a estratégia de redução das filas de consultas, exames e cirurgias eletivas. A política integra o rol de ações do programa anunciado pelo governo federal na última segunda-feira (6).

“Isso não é uma definição do governo do estado individualmente, de Ana Paula ou da prefeitura, é uma pactuação que acontece na CIB, então todas as cidades têm voz, Salvador tem assento por ser capital e se discute na comissão”, explicou a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ao Bahia Notícias.

Segundo ela, a capital baiana está preparada para proceder com o aumento das contratualizações assim que for feito o anúncio pela instância – que é a responsável por pactuar a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde na rede de atenção à saúde da Bahia.

“Temos uma ideia [de valor], porque é de acordo com nosso número de habitantes, pessoas que usam o serviço e nossa capacidade de atendimento, mas, por questão de deferência e organização, vamos esperar a CIB se pronunciar”, argumentou.

De acordo com a gestora, Salvador tem ampliado a rede de serviços e a contratualização de maneira direta, antes mesmo do anúncio do novo programa pela administração federal, mas existem pontos na fila única – usada para agilizar o acolhimento de pacientes que dependam dos atendimentos em questão – que precisam ser avaliados.

“Como ela é desde 2018, tem, por exemplo, nessa fila única, que não é da nossa gestão, mas é de uma gestão coletiva, grávidas que esperam pré-natal desde então, o que não faz sentido”, esclareceu a vice, acrescentando que essas incongruêcias já são objeto de estudo de técnicos, tanto da gestão muncipal quanto estadual.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bolsonaro: ‘Quando se fala em estado de sítio, era proposta para ser submetida ao Parlamento’

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que a "minuta do golpe", como ficou conhecido o documento que previa a intervenção no Poder Judiciário para impedir a posse do presidente Lula e convocar novas eleições, não tratava de decretar estado de sítio no Brasil com uma canetada. Segundo ele, o documento se tratava de uma proposta que

STF derruba decisão que afetaria investigações sobre 8/1 e PCC

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou nesta terça-feira (2) uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que colocava em risco ações sobre crimes financeiros e que afetaria processos sobre os ataques de 8 de janeiro e os da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Por unanimidade

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

 (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pelo advogado