Zema entrega cidadania honorária a Bolsonaro: ‘Conte com Minas Gerais’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, das mãos do governador Romeu Zema (Novo), nesta segunda-feira (28/8), o título de cidadão honorário de Minas Gerais, concedido pela Assembleia Legislativa (ALMG). Em discurso, o mandatário mineiro afirmou que sempre encontrou portas abertas na antiga gestão do Palácio do Planalto e citou uma série de ações tomadas em prol do estado

Zema lembrou da concessão do Metrô de BH, afirmando que há recursos cedidos pela gestão Bolsonaro e outras obras por Minas Gerais. “Trabalhei para retomar o respeito do Brasil por Minas e posso afirmar que tivemos muitos avanços. Nesses quatro anos as portas do governo Bolsonaro estiveram sempre abertas aos nossos pedidos, éramos ouvidos não como quem cumpre uma obrigação, mas com a atenção de quem quer alcançar soluções”, disse.
O breve discurso do governador ainda proferiu citações indiretas à gestão de Fernando Pimentel (PT) e dos presidentes petistas, Lula e Dilma Rousseff. Zema afirma que o estado era mal tratado e que a ‘desculpa era alinhamento político’. “Ao longo do processo de redemocratização do Brasil, Minas foi aos poucos sendo deixada de lado e as demandas históricas que dependiam de Brasília se transformaram em uma eterna promessa”, disse.
 
 
Já Bolsonaro alinhou o discurso com o governador, falou que não é fácil ser chefe de executivo, mesmo de cidades pequenas, e elogiou Zema, lembrando que ele não é político de carreira. “A política está no sangue do homem e da mulher. Mas não é fácil. Há ingratidão e decepção. Peguei os quatro anos mais atribulados dos últimos anos”, disse o ex-presidente.
O capitão reformado continuou de maneira ideológica dizendo que “resgatou” o sentimento “verde e amarelo” e leu o que chamou de “decálogo” da direita, uma espécie de estatuto do Partido Liberal (PL), afirmando ser a favor da família e contra as drogas, por exemplo. “Peço a Deus que ilumine a todos nesse Brasil e que nosso país não sofra as dores do comunismo”, disse.

Ele agradeceu a homenagem, elogiou a política mineira e destacou incentivos de seu governo, como a exploração de lítio no Vale do Jequitinhonha – uma das principais bandeiras de Zema em 2023. “Minas é um berço de bons políticos. Acho que é por isso que me intitulei como tendo renascido em Juiz de Fora”, pontuou Bolsonaro.

O ex-presidente se sentou à mesa ao lado do governador Romeu Zema, do presidente da Assembleia Legislativa, Tadeu Martins Leite (MDB), do deputado federal Domingos Sávio (PL-MG) e do deputado estadual Coronel Sandro (PL), autor do requerimento de cidadania honorária. 
O último relembrou da facada sofrida por Bolsonaro em Juiz de Fora, durante campanha eleitoral em 2018, e afirmou que ele está sendo vítima de perseguição atualmente com as investigações em relação à venda ilegal de joias da presidência da República. “Moralmente somos melhores que eles (esquerda)”, disse Coronel Sandro.

Posse da executiva do PL

Mais cedo, Bolsonaro participou da 

posse simbólica da executiva mineira do PL.

Durante o evento, Domingos Sávio (PL) oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Bruno Engler (PL) para a prefeitura de Belo Horizonte, que volta a concorrer ao Executivo da capital após um segundo lugar em 2020.

O parlamentar é o primeiro vice-presidente da legenda em Minas Gerais e um dos aliados mais próximos do ex-presidente no estado.  Bolsonaro desembarcou no Aeroporto de Confins no início da manhã. No trajeto até o Centro da cidade foram espalhadas faixas criticando a vinda do ex-presidente, lembrando o escândalo da venda ilegal das joias.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tarcísio acompanha Bolsonaro em ato e é criticado por ausência na Agrishow

ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou neste domingo (28) de ato com Jair Bolsonaro (PL) e líderes rurais em Ribeirão Preto, interior do estado. O evento que homenageia o ex-presidente acontece no mesmo dia de abertura simbólica da Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia

Flávio Bolsonaro pede para TCU suspender licitação do governo Lula para agências de publicidade

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) que investigue e suspenda a licitação promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) para contratar agências de publicidade ao custo de R$ 197 milhões. O parlamentar aponta supostos indícios de favorecimento de empresas e possibilidade de uso dos

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

NICOLA PAMPLONARIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A juíza Andreia Caiado da Cruz, da 11ª Vara Criminal de Pernambuco, determinou a derrubada das redes sociais e a prisão do jornalista Ricardo Antunes, por descumprimento de decisão judicial para retirar do ar denúncia contra promotor do Ministério Público do estado. A defesa de Antunes afirma que