TAGS

Feira oferece serviços de saúde para público LGBTQIAPN+ em Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), vai promover nos próximos dias 4 e 5 de setembro, a Feira da Diversidade. A iniciativa é uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto, voltada ao público LGBTQIAPN+. A ação vai acontecer no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

 

Serão realizados atendimento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também será possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais.

 

“Vamos estar engajados na semana da diversidade para atender às pessoas LGBTQIAPN+ fazendo com que elas sejam cuidadas e efetivadas como cidadãos. Vamos cuidar da saúde do homem trans, da mulher trans, do não-binário, do homossexual, do gay, da lésbica, entre outros”, diz o coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes.

 

A Feira da Diversidade tem como objetivo garantir o acesso à saúde da população LGBTQIAPN+, que, no cotidiano, enfrenta algumas dificuldades para acessar esses serviços por conta de preconceitos e falta de preparo específico. No campus de Ondina, a população LGBTQIAPN+ terá um atendimento respeitando a diversidade de gênero e sexualidade e, a partir disso, um manejo clínico adequado em diversas frentes.

 

“Vamos estar ofertando serviços de cidadania para emissão de documentos, inclusive para quem tem necessidade de fazer a 2ª via da carteira de identidade depois da troca pelo nome social, e não tem condições de pagar”, explica Gomes.

 

Os pacientes atendidos na edição especial da Feira Saúde Mais Perto ainda vão ser encaminhados para a rede estadual a partir das necessidades identificadas. O evento contará também com um palco com apresentações culturais com drag queens para o público presente.

 

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS e RG. No caso de exames de ultrassonografia, ECG, raio-x e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

 

No local, estará estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde será ofertada emissão de RG, inscrição de CPF e emissão de antecedentes criminais. A Feira da Diversidade será a 19º edição da Feira Saúde Mais Perto em 2023. Mais de 220 mil atendimentos já foram realizados em toda a Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

“PSB apoiará Caetano em 2024; Camaçari é uma cidade antes e outra depois dele”, afirma Lídice

O PSB apoiará a pré-candidatura de Luiz Caetano (PT) para a prefeitura de Camaçari. A confirmação ocorreu na manhã desta segunda-feira (26), durante reunião com integrantes do partido, em Salvador. O encontro reuniu os dirigentes estaduais e municipais da legenda socialista.    A presidente do PSB na Bahia, deputada federal Lídice da Mata, lembrou do

Praticamente classificado, Vitória busca vantagem no mata-mata do Campeonato Baiano

  Os três pontos conquistados diante do Atlético de Alagoinhas, no último domingo (25), deixou o Vitória praticamente classificado para as semifinais do Campeonato Baiano, o que não acontece desde 2018, ano do último título estadual do clube. Com 16 pontos, a equipe rubro-negra até pode ser alcançada em pontos e vitórias pelo Jequié, 5°

Jacobina realiza primeira peneira para a disputa das divisões de base em 2024

Após anúncio na quinta-feira (22),  o Jacobina divulgou na tarde do último domingo (26) as imagens da primeira avaliação técnica do clube, que está montando um elenco para a disputa do Campeonato Baiano Sub-20 e das divisões de base durante o ano. O evento foi realizado no Estádio José Rocha.   Os atletas que realizaram