Produção industrial cai 0,6% de junho para julho

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

A produção industrial brasileira teve queda de 0,6% em julho deste ano, na comparação com o mês anterior. O dado é da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgado nesta terça-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). ebcebc

Na comparação com julho do ano passado, a queda chega a 1,1%. O setor também apresenta queda acumulada de 0,4% neste ano. No acumulado de 12 meses, a indústria apresenta estabilidade. 

Notícias relacionadas:

  • Mercado eleva para 2,56% projeção do crescimento da economia em 2023.
  • Economia criativa vai gerar 1 milhão de empregos até 2030.

“Com esses resultados, o setor industrial se encontra 2,3% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 18,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, destaca o pesquisador do IBGE André Macedo. 

Quinze das 25 atividades industriais pesquisadas apresentaram queda na produção na passagem de junho para julho deste ano. Os principais recuos foram observados nos ramos de veículos automotores, reboques e carrocerias (-6,5%), indústrias extrativas (-1,4%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-12,1%) e máquinas e equipamentos (-5%). 

Por outro lado, nove atividades tiveram alta na produção, com destaques para produtos farmoquímicos e farmacêuticos (8,2%), produtos alimentícios (0,9%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,7%). 

Na análise das quatro grandes categorias econômicas da indústria, três tiveram queda de junho para julho: os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (-7,4%),os  bens de consumo duráveis (-4,1%) e os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-0,6%). Apenas os bens de consumo semi e não duráveis tiveram aumento no período (1,5%). 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Campeão do BBB24, Davi, aceita convite para gravar música com Silvano Salles

De campeão do BBB24 a cantor de arrocha, Davi Brito gravará uma canção com o cantor Silvano Salles. Juntos, eles irão gravar um arrocha que Silvanno recebeu de um compositor conterrâneo seu de Simões Filho-BA, para homenagear o ex-motorista de aplicativo.   "A canção fala de médico, doutor, profissão que ele sonha seguir, por isso

Apesar de tensão com parlamentares, Haddad elogia Congresso após agência de risco elevar nota do Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou nesta quarta-feira (1º) que a melhoria na perspectiva da nota de risco brasileira pela agência Moody’s reflete o trabalho conjunto dos Três Poderes, ressaltando a prioridade dada aos interesses nacionais em meio a “divergências superáveis”. Em um momento de tensão entre o governo e o Congresso, Haddad salientou

Após críticas de Fafá de Belém, cantora Marina Lima também desaprova ausência de artistas nortistas na line-up do Rock in Rio

Após a cantora Fafá de Belém criticar a organização do Rock in Rio pela falta de artista do Norte do Brasil na programação do festival, a cantora Marina Lima também desaprovou a line-up do festival. A ganhadora do Grammy, Gaby Amarantos também se pronunciou sobre o assunto.   "A Amazônia não faz parte do Brasil?