Com aval do STF, PF investiga Janones em outro caso desde agosto

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Além de atender a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinar a abertura de um inquérito para investigar o deputado federal André Janones, do Avante de Minas Gerais, pela suposta prática de rachadinhas em seu gabinete na Câmara, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux ordenou que a Polícia Federal mantenha outra frente de apuração sobre Janones.

Em despacho nesta segunda-feira (4/12), Fux deu prazo de 60 dias para que a PF siga com outra investigação, que envolve o deputado e a prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes, por “suposta prática de desvio de recursos públicos federais”.

Este caso corre em segredo de Justiça no STF desde maio. Ele foi aberto a partir de uma notícia-crime apresentada primeiramente à PF em Uberlândia (MG), depois remetido pela Justiça Federal de Ituiutaba ao Supremo em razão do foro privilegiado de Janones.

A pedido da PGR, e com autorização de Fux, a PF já havia recebido os autos em agosto, para “providências preliminares, sem prejuízo de outras que a autoridade policial identificasse como necessárias para o deslinde da investigação”.

O prazo de dois meses concedido por Fux se encerrou, e a PGR renovou o pedido, alegando “a necessidade de serem finalizadas as apurações que permitam ao Ministério Público avaliar a verossimilhança dos fatos descritos”.

Nesta segunda, o ministro, novamente, atendeu à solicitação, prorrogando a apuração por pelo menos mais dois meses.

Como revelou a coluna em janeiro de 2022, um ex-assessor de André Janones, Fabrício Ferreira, denunciou à PGR em dezembro de 2021 um “sistema de rachadinha” no mandato do parlamentar mineiro. Segundo o documento, era Leandra Guedes, ex-assessora de Janones e atual prefeita de Ituiutaba, cidade natal do deputado, quem recolhia parte do salário do ex-assessor Alisson Camargos, atual secretário de Meio Ambiente da cidade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Polícia Militar apreende drogas em Candeias

Policiais Militares da 10ª CIPM apreenderam drogas em Candeias, na manhã de sábado (24). Os oficiais realizavam patrulhamento na Rua Alto do Dendê, no bairro Santo Antônio, quando avistaram um homem em atitude suspeita, em posse de uma bolsa.   Após abordagem, os policiais encontraram 64 porções de cocaína, 38 pedras de crack e dinheiro

Vale-transporte: TJSP autoriza volta das integrações do Bilhete Único

São Paulo – O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou que a gestão Ricardo Nunes (MDB) volte a permitir que os usuários do Bilhete Único na modalidade vale-transporte possam fazer até quatro integrações no período de três horas, como ocorria até 2019. A regra tinha sido alterada pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), que

Homem é preso se masturbando enquanto mulher tomava banho em Guanambi

Um homem foi preso, nesta sexta-feira (23), se masturbando enquanto uma mulher tomava banho em sua residência, no bairro Morada Nova, no município de Guanambi.   De acordo com o site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, ao perceber a ação do indivíduo, a mulher acionou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A vizinha