Humanos transmitem mais vírus aos animais que o contrário, diz estudo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Existem dezenas de doenças que saltaram de outros animais, especialmente mamíferos, para começar a infectar humanos. A Covid-19, a gripe aviária e até a aids são condições que apareceram nos últimos 50 anos em pessoas após circular entre bichos.

Um estudo publicado na Nature nessa segunda-feira (25/3), entretanto, mostrou que o caminho contrário de infecções é muito mais poderoso. Os humanos transmitem ainda mais doenças para os animais do que anteriormente se imaginava.

Muitos dos vírus que geram epidemias em animais selvagens saltaram de hospedeiros humanos. A pesquisa rastreou o caminho biológico de 32 famílias de vírus que representam mais de 2 mil doenças que afetam múltiplas espécies.

Doenças de humano Os cientistas identificaram que 599 espécies de vírus estavam em humanos e em outros animais (21% do total pesquisado), mas em 64% dos casos, pela análise de DNA viral feita, eles saltaram de humanos para animais e não o contrário: foram 383 amostras de vírus desse tipo.

Embora o vírus causador da Covid-19 tenha sido transmitido aos humanos por morcegos, fomos nós que levamos a doença para a maioria das espécies. Os humanos transmitiram o coronavírus para 132 tipos de animais. A gripe também foi passada por nós para ao menos 37 espécies.

Vírus transmitidos por humanos afetaram cães e gatos domésticos, cavalos, porcos, gado, aves de criação, primatas selvagens e até ratos. Quanto mais selvagens os animais, mais eles pareciam suscetíveis a ser infectados pelas nossas doenças.

Relação entre vírus que saltaram de humanos para animais Gripe aviária como ameaça futura Em entrevista à agência Reuters, o biólogo e analista de dados François Balloux, um dos líderes do estudo, apontou que o vírus que parece trazer mais preocupações por seus saltos atualmente é o H5N1, da gripe aviária.

“Ele circulava em aves selvagens, mas tem se disseminado em outras espécies com recentes saltos de hospedeiros até para mamíferos e humanos. As espécies não têm imunidade pré-existente à nova doença, por isso ela pode circular de forma preocupante em humanos”, indicou Balloux.

Mais de 1,5 mil leões-marinhos morreram em praias do Chile por gripe aviária em 2023 Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Filha de Samara Felippo é vítima de racismo em escola de elite em São Paulo

A atriz Samara Felippo denunciou um caso de racismo contra a filha mais velha na escola onde a adolescente estuda, no Colégio Vera Cruz, considerado uma escola de elite em São Paulo.   De acordo com o g1, que teve acesso a uma carta assinada pela ex-global, duas meninas do 9º ano pegaram o caderno

Morre Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB-DF

Morreu, neste domingo (28/4), o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) Juliano Costa Couto (foto em destaque). Ainda não há confirmação sobre a causa da morte, mas Costa Couto lutou contra um câncer no intestino. Costa Couto era advogado e professor universitário. Ele assumiu a gestão da OAB-DF entre

Cachorro morre após ser esquecido em carro de petshop em Vitória da Conquista

Um cachorro da raça shih-tzu de cinco anos morreu em Vitória da Conquista após ser levado para um petshop no município. Na denúncia feita pela esteticista Rosemeire de Oliveira Martins, tutora do animal, foi informado que o pet ficou esquecido dentro de um carro do estabelecimento.   De acordo com a TV Sudoeste, filiada da