Veja o que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa no DF

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Neste feriado da Semana Santa, que vai de sexta a domingo (29/3 a 31/3), com ponto facultativo no DF nesta quinta (28/3), serviços públicos, pontos turísticos e equipamentos culturais do Distrito Federal terão esquema especial de funcionamento. Confira:

Comércio A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) informou que, no dia da Páscoa (31/3), as lojas seguem com o funcionamento habitual para um domingo.

Já na Sexta-Feira da Paixão (29/3), supermercados, feiras e drogarias, além de bares, restaurantes e praças de alimentação de shoppings, têm autorização para funcionar normalmente, a critério do proprietário.

Saúde A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou as dinâmicas de trabalho para funcionários da área da saúde pública neste feriado de Páscoa em publicação do Diário Oficial do DF desta quarta (27/3).

Os funcionários que atuam no atendimento à população em unidades de emergência ou de urgência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), não terão direito ao ponto facultativo nesta quinta (28/3), ficando sujeitos à escala normal de trabalho.

Também trabalharão nos dias 28/3 e 29/3 os servidores que atuam nas Tendas de Hidratação e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam para vacinação de pacientes sintomáticos da dengue. A estes, será oferecida folga compensatória, que poderá ser utilizada a partir de 1º/5.

Já os demais funcionários da pasta que realizam funções consideradas não essenciais, como as de cunho administrativo, terão direito ao ponto facultativo.

Transporte Público Na quinta-feira (28/3), as linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo vão seguir a tabela horária normal, de dia útil. Já na sexta (29/3), os coletivos vão circular com tabela horária de domingo, com exceção das linhas 504.2, 504.3, 609.2 e 617.1, que levarão os passageiros para as celebrações de Páscoa no Morro da Capelinha.

No sábado (30/3) e no domingo (31/3), a operação não terá mudança, seguindo as tabelas horárias comumente utilizadas para os dois dias.

Segurança Pública A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) comunicou que as forças de segurança e a Defesa Civil atuarão da seguinte forma:

PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, ininterruptamente, inclusive em fins de semana e feriados. O telefone, para casos de emergência, é 190.

PCDF

Todas as 31 delegacias circunscricionais do Distrito Federal funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas.

Além delas, ficarão abertas, no feriado e na véspera, as duas delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II), bem como as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II). A corporação atende pelo telefone 191.

CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) opera ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados, para atender a emergências.

O contato pode ser feito pelo telefone 193. Os serviços administrativos internos não funcionam nos fins de semana e feriados.

Detran-DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) não atenderá o público presencialmente nos dias 28 e 29, mas os serviços digitais estarão disponíveis pelo Portal de Serviços e pelo aplicativo Detran Digital.

A engenharia de trânsito funcionará apenas em regime de plantão 24 horas, para manutenção semafórica.

Defesa Civil

O atendimento da Defesa Civil ocorrerá em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, é possível acioná-la pelos telefones 199 ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Justiça e Cidadania Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio: estarão fechadas, mas demandas urgentes aos conselhos tutelares podem ser registradas pelo telefone 125; demandas urgentes ao Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone 61 983-140-636, das 8h às 20h; Programa Direito Delas: os núcleos estarão fechados, mas atenderão em regime de plantão, pelo telefone 61 983-820-130; Na Hora e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF): fechados nos dias 28/3, 29/3 e 30/3. Caesb A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não terá expediente comercial dos dias 28/3 a 2/4, mas as equipes de manutenção vão trabalhar em regime de plantão.

Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, por meio da agência virtual, do aplicativo, do site e do telefone 115 funcionarão ininterruptamente.

DER-DF e Eixão do Lazer O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informou que não haverá atendimento presencial a partir da quinta-feira (28/3) retornando às atividades no dia 1º/4.

As operações de mobilidade na Estrada Parque Ceilândia (DF- 095/ Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001) – no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul – e, na BR-070, serão realizadas normalmente na quinta-feira (28/3). Na sexta-feira (29/3), as operações de fluidez não serão realizadas. E o “Eixão do Lazer” (DF-002/ Eixo Rodoviário) será fechado para o fluxo de veículos entre 6h e 18h.

Diversão e lazer Estarão fechados de quinta-feira (28/3) e a domingo (31/3) os seguintes espaços: Jardim Botânico, Planetário de Brasília, Complexo Cultural da República, Parque Nacional de Brasília — a Água Mineral, Centro Cultural Três Poderes (exceto Panteão), Memorial dos Povos Indígenas, Biblioteca Nacional de Brasília, Museu Nacional da República, Espaço Cultural Renato Russo e Museu Vivo da Memória Candanga.

O Jardim Zoológico abrirá normalmente nos dias 28 a 31, das 8h30 às 17h. A bilheteria venderá ingresso até as 16h.  O pagamento é em dinheiro, PIX ou cartão de débito e crédito.

No Morro da Capelinha, em Planaltina, haverá uma encenação da Via Sacra – trajeto percorrido por Jesus antes de ser crucificado, segundo o Cristianismo – das 14h30 às 21h.

Na Catedral de Brasília haverá uma programação especial para o feriado. Confira:

28/3 – Quinta-feira: 9h30: Missa do Crisma presidida pelo Dom Paulo Cezar e concelebrada por todo o clero 19h30: Santa Missa Vespertina da “Ceia do Senhor” 29/3 – Sexta-feira: 15h: Celebração da Paixão do Senhor e Via-Sacra 30/3 – Sábado: 20h: Vigília Pascal presidida pelo Dom Paulo Cezar 31/3 – Domingo: 8h: Santa Missa 10h30: Santa Missa presidida pelo Dom Paulo Cezar 18h: Santa Missa Os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), funcionarão da seguintes forma:

Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul
Aberto todos os dias, das 6h às 18h Parque Ecológico de Águas Claras
Aberto todos os dias, das 5h às 22h Parque Ecológico Areal
Aberto todos os dias, das 6h às 18h Parque Ecológico da Asa Sul
Aberto todos os dias, das 6h às 20h Parque Distrital das Copaíbas
Aberto todos os dias, das 8h às 18h Parque Ecológico Cortado
Aberto todos os dias, das 6h às 20h Monumento Natural Dom Bosco
Aberto todos os dias, das 6h às 20h Parque Ecológico Ezechias Heringer
Aberto todos os dias, das 6h às 22h Parque Recreativo do Gama
Aberto todos os dias, das 6h às 18h Parque Ecológico do Lago Norte
Aberto todos os dias, das 6h às 18h Parque Ecológico Olhos d’Água
Aberto todos os dias (portão principal: das 5h30 às 20h; portões laterais: das 6h às 18h) Parque Ecológico do Paranoá
Aberto todos os dias, das 6h às 18h Parque Ecológico Península Sul
Aberto todos os dias, das 6h às 22h Parque Ecológico do Riacho Fundo
Aberto todos os dias, das 6h às 18h Parque Ecológico Saburo Onoyama
Aberto todos os dias, das 6h às 18h Parque Ecológico Sucupira
Aberto todos os dias, das 6h às 20h Parque Ecológico Três Meninas
Aberto todos os dias, das 7h às 18h Parque Ecológico Veredinha
Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

O ator, dublador e humorista José Santa Cruz morreu na noite desta sexta (26). Um dos pioneiros da televisão brasileira, o artista ficou conhecido por personagens como o Jojoca de A Praça É Nossa e do Zorra Total (1999-2015).  Santinha, como era carinhosamente chamado pelos colegas, também foi um dos maiores dubladores do país, interpretando

Harvard alerta que a cor da língua pode indicar doenças graves

Tem gente que sempre espera por um sinal para saber se algo está certo ou errado com o próprio corpo. Do ponto de vista da saúde, o organismo frequentemente envia esses sinais para revelar seu estado. Entre os indícios, especialistas de Harvard destacam que a aparência e a cor da língua podem oferecer importantes pistas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

Nesta sexta-feira (26), morreu o cantor Anderson Leonardo, aos 51 anos. O vocalista do grupo Molejo estava internado desde o dia 24 de março e lutava contra um câncer inguinal, na região da virilha. Anderson anunciou o diagnóstico de câncer em outubro de 2022 e iniciou o tratamento alguns dias depois, porém manteve a agenda