MST ocupa fazenda da CEPLAC em Itabela

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a oocupação conta com a presença de, aproximadamente, 400 famílias de trabalhadores. A área ocupada pertence à CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), localizada no município Itabela no extremo sul da Bahia.

O MST reivindica a área para fins de reforma agrária, como instrumento de colocação de famílias carentes na atividade da agricultura sustentável, produzindo alimentos, auxiliando no combate à fome e contrapondo às atividades da monocultura, concentrando terra nas mãos de poucos.

A ação faz parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, deflagrada no mês de abril em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, que esse ano leva o lema “Ocupar para o Brasil alimentar!”.

A Jornada de Luta denuncia o criminoso massacre de 19 trabalhadores Sem Terra, conhecido como o Massacre de Eldorado de Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, no estado do Pará. Ao mesmo tempo, as ocupações reafirmam a identidade e a voz coletiva dos agricultores por reforma agrária.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Quatro jovens são condenados a mais de 200 anos de reclusão por chacina com seis mortes em Itabela

Foram condenados a mais de 200 anos de reclusão, quatro jovens apontados como autores da chacina ocorrida em 30 de outubro de 2021, no Sítio Pica-Pau, as margens da BR-101, próximo ao povoado de Montinho, em Itabela, que deixou seis vítimas fatais, dentre elas...

Índios bloqueiam BR-101 no trecho entre Itabela e Itamaraju em protesto por demarcação de terra

Indígenas de várias aldeias pataxó, pertencentes ao território indígena Barra Velha, bloquearam a BR-101 nesta quarta-feira (07), no trecho entre Montinho, em Itabela, e a entrada do Parque do Monte Pascoal, em Itamaraju. O protesto teve início por volta das 6h e tem como...

Policial suspeito de matar indígenas prefere ficar em silêncio durante depoimento

Polícia suspeita que ele escondeu carro usado no crime; policial já foi transferido para Batalhão em Lauro de Freitas