TAGS

Secretaria inicia inscrições para 940 vagas para cursos do Pronatec em 38 cidades baianas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Baianos com baixa renda podem se inscrever a partir deste sábado (20) a 940 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na quota Qualifica Mais Emprega Mais e na modalidade de ensino presencial. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

 

Segundo a Secretaria da Educação do Estado (SEC), serão oferecidos nove cursos, em 38 municípios. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 28 de abril, exclusivamente pela internet. O endereço eletrônico é https://educacao.ba.gov.br.

 

Os cursos são de Pizzaiolo, Assistente Administrativo, Microempreendedor Individual (MEI), Agricultor Orgânico, Cuidador de Idoso, Eletricista, Instalador Predial de Baixa Tensão, Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Esteticista de Animais Domésticos e Agente de Alimentação Escolar.

 

Conforme a SEC, os cursos também são gratuitos e tem duração média de dois a quatro meses. O processo de seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de modo aleatório e de caráter classificatório, a ser realizado no dia 29 de abril. Também no mesmo dia sairá a lista com o resultado parcial da seleção com os nomes dos classificados na ampla concorrência e nas vagas reservadas.

 

Já o resultado final da seleção ocorre no dia 2 de maio. O candidato contemplado deverá se apresentar à unidade escolar na qual o curso será ministrado, no período de 3 a 6 de maio, para a apresentação de documentos, como cópias legíveis do RG, do CPF (ambos frente e verso), do comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias e do certificado e/ou histórico escolar (frente e verso), entre outros. O início das aulas está previsto para o dia 20 de maio de 2024.

 

Para concorrer é preciso ser residente e domiciliado na Bahia; declarar-se integrante de família de baixa renda, com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e/ou de até três salários mínimos totais; ser estudante ou egresso da rede pública de Educação, seja no âmbito federal, estadual ou municipal ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral; possuir CPF; e não ser beneficiário da bolsa-formação estudante e/ou trabalhador em outro programa financiado com recursos do Pronatec ou equivalente.

 

Instituído em 2011, o Pronatec tem como meta ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pai de Joel se emociona durante júri de PMs acusados pelo crime e pede justiça; confira depoimento

O capoeirista Joel Castro, pai do menino Joel, morto durante uma operação policial no Nordeste de Amaralina, se emocionou durante o julgamento que analisa o crime nesta segunda-feira (6). Conhecido também como "Ninha", ele foi a 4ª testemunha de acusação no júri popular realizado no Tribunal do Júri, no Fórum Ruy Barbosa.   Bastante emocionado

Mulher sofre golpes de facão e quase tem corpo incendiado na Bahia; ex é procurado

Uma jovem, de 21 anos, foi ferida a golpes de facão neste domingo (5) em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. A tentativa de feminicídio ocorreu quando a vítima aguardava um ônibus no distrito de Arraial d'Ajuda e foi surpreendida pelo ex-namorado, ainda não identificado.   Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, o

Alvo de inquérito da PF, Binho Galinha comparece a evento de entrega de ambulâncias com Jerônimo

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota), considerado o principal alvo da Operação El Patron, deflagrada em dezembro de 2023, em Feira de Santana, participou na manhã desta segunda-feira (06), no Parque de Exposições, em Salvador, da cerimônia de entrega de 150 veículos, entre ambulâncias, vans e veículos administrativos que vão atender a nove macrorregiões de