Alertas da Defesa Civil serão emitidos pelo WhatsApp em todo o Brasil

Publicado:

Os alertas de desastres emitidos pelas Defesas Civis de todo o país passarão a ser emitidos pelo aplicativo WhatsApp dentro de 60 dias. O  Acordo de Cooperação Técnica (ACT) será assinado nesta quarta-feira (29/6), através de uma parceria do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com o WhatsApp e a Robbu.
Uma coletiva de imprensa com o anúncio da ação será transmitida no YouTube a partir de 11h desta quarta, com a participação do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas; do diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Brasil, Dario Durigan, e do diretor Comercial da Robbu, Francisco Dabus. 
Será necessário se cadastrar por meio de um número único de WhatsApp, e as pessoas receberão os alertas de acordo com a localidade em que estão. A plataforma será alimentada pelos estados e municípios, a partir da tecnologia e capacidade de emissão de alertas de risco.
Serão enviados também, além dos alertas para a região, dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre, e até alertas ativos em outros estados do Brasil. 
Atualmente, a população já recebe alertas por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura e pelo Google. A ampliação para o WhatsApp permitirá que mais milhões de brasileiros tenham acesso aos alertas e medidas de autoproteção em situações de emergência, já que o Brasil possui 165 milhões de usuários do aplicativo.
A Defesa Civil de Belo Horizonte tem canais movimentados nas redes sociais, e acompanhou a criação e a evolução da ferramenta. Em BH, o serviço de alerta via SMS é gratuito, e conta com 10 milhões de usuários. Para se cadastrar, basta apenas informar o seu CEP para o número 40199 e a confirmação virá em sequência. São enviados alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e de outros fenômenos meteorológicos.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Junior Lima revela diagnóstico de doença da filha: ‘Condição rara’

Junior Lima, conhecido pelo seu trabalho musical ao lado de Sandy, compartilhou um momento delicado nas redes sociais. Juntamente com sua esposa, Monica...

Oportunidade! Com imóveis na Bahia, leilão oferece lances a partir de R$ 58 mil

Prepare-se para uma oportunidade imperdível! Nesta terça-feira, 22 de julho, a partir das 11h, o Santander, em parceria com a Biasi Leilões, realizará...

Justin Bieber está bem? Cantor preocupa fãs com vídeo polêmico

PREOCUPANTE Bieber compartilhou um vídeo que deixou os fãs em alerta Justin Bieber - Foto: Reprodução | Redes Sociais Após o lançamento de seu novo álbum,...