Prefeituras são premiadas por projetos de atenção primária à saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Foram divulgadas nesta quinta-feira (7) as prefeituras vencedoras do Prêmio APS Forte. O concurso, organizado pelo Ministério da Saúde, premia iniciativas de equipes e gestores voltadas a fortalecer a Atenção Primária à Saúde.ebcebc

A divulgação dos vencedores marcou também o Dia Mundial da Saúde. A data é comemorada em 7 de abril, quando foi criada a Organização Mundial da Saúde no ano de 1948. Em 2022, o tema da mobilização é Nosso planeta, nossa saúde.

Um dos vencedores é o projeto Intermediadores Culturais, de Porto Alegre. Na capital gaúcha, imigrantes foram convidados para atuar como mediadores com o objetivo de auxiliar não somente na tradução para facilitar o diálogo entre equipes de saúde e estrangeiros como para funcionar como apoiadores na compreensão das diferentes culturas e no diálogo entre as pessoas.

Outro vencedor foi o município de Vitória. A capital capixaba desenvolveu uma iniciativa para garantir atenção integral a idosos em instituições de longa permanência.  

Jaboatão dos Guararapes (PE) levou também um prêmio com o projeto Conviver Mais. A iniciativa incluiu, no plano municipal, ações de incentivo a atividades físicas regulares em espaços públicos durante a pandemia.

A cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão foi contemplada com prêmio por um programa que ampliou saúde de moradores de comunidades rurais. As equipes realizaram mapeamento de territórios e das necessidades para buscar formas de resposta a essas.

Os premiados foram selecionados entre 1.151 experiências inscritas. Foram selecionadas 12 experiências em quatro eixos: organização dos serviços de APS, integralidade e equidade, ação integral nos ciclos de vida e promoção da saúde.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou que o Brasil criou o Sistema ??nico de Saúde como um dos mais complexos sistemas de saúde do mundo. ???Vamos continuar trabalhando para fortalecer o SUS e cada vez dar mais acesso a uma saúde de qualidade???, declarou.

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, Socorro Gross, destacou que o Brasil possui um Sistema ??nico de Saúde forte e com talentos. ???Experiências mostram que há pessoas engajadas, apaixonadas pelo trabalho que fazem em um SUS grandioso e que mudam a vida das pessoas???, disse Gross.

???Essa premiação reflete trabalho de todos nós na construção deste sistema que é único. Com toda sua capilaridade, o SUS deu a resposta no momento que foi exigido, com a maior campanha de vacinação realizada na história???, disse o presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), Willames Freire.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Políticas antitabaco devem ser integradas à saúde da população LGBTI+

Estudo do Inca aponta disparidade no tabagismo entre LGBT+. Em evento realizado no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Câncer revela que...

Cacique Raoni mantém boa evolução após cirurgia

Raoni Metuktire,...

Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua

.gallery { display: grid; grid-template-columns: repeat(auto-fit, minmax(180px, 1fr)); gap: 12px; justify-items: center; padding: 12px 0; } ...